Seminário discutirá alternativas ao desenvolvimento local

14/12/2021 09:11:00 - Jornalista: Equipe Secom

O Observatório da Cidade realiza nesta quinta-feira (16) o Seminário "Alternativas ao Desenvolvimento Local". A proposta do encontro é abordar especialmente o: "Desenvolvimento e integração regional: perspectivas para Macaé”, em continuidade aos desdobramentos do projeto “Macaé 2030: futuros cenários para Macaé além do petróleo”. O evento, online, terá transmissão pelo canal "Observatório Macaé", no YouTube, a partir das 18h.

"O Seminário tem essa proposta de trazer uma análise concreta do nosso desenvolvimento. E isso é fundamental para nós contarmos com a academia, fazendo essa reflexão e pesquisa, apontando, com base em dados, de como deve ser feita a promoção do desenvolvimento econômico e social de Macaé e região, isso traz uma consistência para o gestor público", ressalta a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon.

Durante o seminário será lançado o Dossiê temático Cadernos de Desenvolvimento Fluminense (n20/2021), uma publicação conjunta do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) com a Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Observatório da Cidade de Macaé, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior/Secretaria de Educação.

"A publicação discute as possibilidades de desenvolvimento econômico e humano do município de Macaé, a partir da crise que se instalou na cidade desde 2014 na economia do petróleo, tendo como objetivo principal a análise das possibilidades desenvolvimento local e de integração regional das transformações em curso na cidade de Macaé não só com o interior – Região Norte e Noroeste - mas também com a metrópole, promovendo uma avaliação contínua e sistemática da conjuntura social e econômica em que o município se insere, assim como, na proposição de sugestões que possam vir a convergir em decisões estratégicas e formulação de políticas públicas", detalhou a coordenadora do Observatório da Cidade, Scheila Ribeiro.

Confira a programação do seminário:


MEDIADORES:


Giuliano Alves Borges e Silva – UFF

Vitor Miano – IFF

18H - ABERTURA:

Flavia Picon – Secretaria Adjunta de Ensino Superior

Scheila Ribeiro de Abreu e Silva – Observatório da Cidade

Floriano José Godinho de Oliveira - UERJ

Leonardo Mazzurana – Fundação CEPERJ

Thiago Rocha Gomes - Secretaria Municipal Adjunta de Políticas Energéticas

18h30 – PALESTRA: “ALTERNATIVAS AO DESENVOLVIMENTO LOCAL”

Lia Hasenclever – UFRJ/UCAM

19h10 – Lançamento do Dossiê - “DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INTEGRAÇÃO REGIONAL: PERSPECTIVAS PARA MACAÉ” -  BATE-PAPO COM OS AUTORES.


Fotos Relacionadas