Seminário 'Igualdade entre Todos os Gêneros' será nesta quinta

25/06/2018 11:42:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Programação será no Paço Municipal. O objetivo é conscientizar sobre a homofobia

A Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres (Ceam), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e a Casa da Convivência da Secretaria de Saúde realizam, nesta quinta-feira (28), às 13h30, no auditório do Paço Municipal, o seminário "Igualdade entre todos os gêneros". Podem participar profissionais da rede, acadêmicos e população geral. Não há necessidade de inscrição prévia.

A coordenadora do Ceam, Jane Roriz, explica que o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à homofobia. "Temos que construir uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero", ressaltou.

Para o assistente social Luciano Bragança de Carvalho, uma das finalidades é divulgar o trabalho oferecido pelo Consultório LGBT, que funciona na Casa de Convivência, localizada na rua Visconde de Quissamã, 482 - Centro.

- Nós oferecemos o trabalho de acolhimento de segunda a quinta-feira, de 8h às 19h e o atendimento médico às segundas e terças, das 8h às 12h. Já às terças e quartas é realizado o trabalho com assistente social, no qual articulamos junto à Defensoria Pública a mudança do nome social, explicou.

Luciano acrescentou ainda que o consultório LGBT em Macaé é referência no acolhimento, e outros municípios, como Rio das Ostras, Carapebus e Quissamã, já estiveram com a equipe para saber como é realizado o trabalho.

O assistente social destacou também que o trabalho é desenvolvido com todos os equipamentos que a rede municipal oferece. "Fazemos valer a Lei do Sistema Único de Saúde (SUS) 8.080, garantindo que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício", concluiu.

Programação

13h30 - Oficina de meditação Mindfulness, com Dra. Naly Soares de Almeida, médica psiquiatra.

14h - Apresentação da Casa de Convivência.

14h30 - Apresentação do Consultório LGBT em Macaé - Luciano Bragança de Carvalho, assistente social.

15h - Depoimento Thabata Alvarenga Assis Pinheiro.

15h10 - Roda de conversa.

Expositores

Thalita Thomé dos Santos, Bacharel em Serviço Social (UERJ), especialista em Saúde e Serviço Social (UERJ), assistente social lotada no Núcleo de Diretos Humanos (NUDEDH) e no Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPERJ).

Marina Wanderley Villar de Carvalho, Psicóloga, Mestre em psicologia pela UFF e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, servidora da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) e ainda do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis).

Gabrielle Gomes Ferreira, Assistente Social, coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Leste - Programa Estadual Rio sem Homofobia; Mestre em Serviço Social pela UFF; especialista em Gênero e Sexualidade e em Serviço Social e Saúde pela UERJ e Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ.

16h30 - Debate.

17h -Encerramento.