Serviço de saúde de emergência ganha reforço na frota

08/06/2018 10:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Nove ambulâncias atendem às chamadas do 192

O Serviço de Regulação de Ambulâncias 192, da Secretaria de Saúde de Macaé, agora conta com quatro novos veículos UTI. Com o reforço, são nove ambulâncias que abrangem todo o município. O serviço na região serrana possui quatro pontos de assistência: Bicuda, Sana, Glicério e Trapiche. Até o final de junho, o distrito do Frade, na região serra, contará com o serviço móvel de emergência 192.

O secretário de Saúde, Gustavo Gusmão, disse que as novas ambulâncias são do modelo avançado, com suporte para paciente grave. Na próxima semana, duas serão encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Barra e do Lagomar. "Queremos reduzir o tempo de espera das solicitações e de remoção dos pacientes destas unidades para outros serviços", frisou.

Segundo o secretário Adjunto de Média e Alta Complexidade, Leandro Soares, até o final de junho, o distrito do Frade, na região serra, contará com o serviço móvel de emergência 192.

O serviço de regulação de ambulâncias 192 funciona 24 horas e a população deve ligar somente em caso de necessidade. A central, que funciona no Hospital Público Municipal (HPM), possui uma equipe da regulação que faz a triagem e distingue se o atendimento necessita de uma ambulância básica ou avançada.

Por dia são realizados cerca de 40 atendimentos. A equipe do 192 atua no socorro no domicílio, onde a pessoa não consegue se locomover, auxilia no serviço do Corpo de Bombeiros, alta hospitalar para pacientes acamados, transferência intra-hospitalar, transporte de pacientes internados que necessitam de exames ou serviços em outras unidades e parecer de médico especialista.


Fotos Relacionadas