Sorteados para o Residencial Bosque Azul precisam fazer o cadastro no CAD Único

17/04/2015 14:43:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Rui Porto Filho

Obras do residencial estão em andamento, o cadastro é exigência para o financiar o imóvel

A Secretaria de Habitação vem contatando os sorteados das 1.104 moradias do Residencial Bosque Azul, do “Programa Minha Casa Minha Vida” para que os beneficiados efetuem o Cadastro no CAD Único. A medida é exigência do Banco do Brasil, agente financeiro do contrato e representante do Ministério das Cidades, para dar início aos financiamentos das residências. Até o momento mais de 200 pessoas ainda não realizaram o cadastro.

O sorteio das unidades foi realizado no dia 2 de dezembro do ano passado, no Moarcyzão. De acordo com a secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, desde então os órgãos responsáveis pelo cadastro têm ligado para as famílias, sem conseguir contato. Além de ligar, tem sido feito busca pelo contato por meio de endereços. “Sem a realização do cadastro, os sorteados não terão acesso ao financiamento”, pontuou Alessandra, informando que cerca de 800 beneficiados já realizaram o cadastro.

Preocupada com a situação, para que as famílias não sejam prejudicadas, a secretária Alessandra volta a solicitar a essas pessoas que não deixem de comparecer. “O cadastro é exigência. O sorteio é uma pré-seleção, já que ainda é preciso passar pela análise do banco”, disse Alessandra.

Como realizar o cadastro

O cadastro é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria de Renda Mínima. De acordo com o coordenador Bruno Villela, o Renda Mínima tem buscado contatar os sorteados para agendar o cadastramento. “Os sorteados e contemplados devem ligar ou comparecer ao Renda Mínima para agendar o cadastramento. Se forem ao local com todos os documentos, o cadastro é feito na hora”, disse o coordenador, lembrando que o Cadastro Único, ou CAD Único, é um sistema que inclui todos os programas sociais do governo federal, direcionado aos cidadãos que recebem ou têm direito de receber benefícios do governo, como Bolsa Família, entre outros.

O Programa Renda Mínima situa-se na Rua Francisco Portela, 444, em frente ao Cine Clube de Macaé. O telefone para agendamento é 2796-1741.

Residencial Bosque Azul

O sorteio para Residencial Bosque Azul fez parte do Processo de Seleção Habitacional da Demanda Espontânea do “Minha Casa, Minha e atendeu o resultado preliminar objeto do Edital nº 001/2014 e tornado público pela Secretaria de Habitação, Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social em conjunto com o Conselho Gestor do Fundo, nos termos da Lei Municipal nº 3278/2009, referente à demanda espontânea, no total de 1.104 mil unidades habitacionais, do Empreendimento Residencial Bosque Azul.

Foram sorteadas 30% a mais para o cadastro de reserva. As análises dos beneficiados são feitas pelo banco e contando também com visitas sociais da Secretaria de Habitação e do Renda Mínima. O prazo de entrega das residências é até o final de 2015.o

As residências sorteadas atendem famílias com renda até R$ 1.600,00, inscritas no cadastramento realizado pela prefeitura para aquisição de um imóvel nos programas Minha Casa Minha Vida II e Habitar Legal, no Bosque Azul. Os preços são abaixo do mercado, com prestações que variam entre cinquenta e cento e cinquenta reais mensais.

O Condomínio Bosque Azul fica situado na Rua Projetada, Bosque Azul, no Complexo da Ajuda, composto de 2.208 unidades habitacionais, resultado de convênio entre a Prefeitura e o governo Federal. A área onde o Condomínio do Bosque Azul está sendo construído foi doada, em contrapartida, pela prefeitura e definida como Zona Especial de Interesse Social (Zeis).