Startup Macaé apresenta ações para o segundo semestre

21/07/2020 11:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo

Resultados evidenciam o potencial impacto do programa para o desenvolvimento socioeconômico de Macaé

O primeiro ciclo do programa Startup Macaé completou um ano de execução em abril de 2020 com a incubação e aceleração de 35 empreendimentos. As startups têm contribuído de forma significativa para Macaé, com desenvolvimento de novos produtos e serviços, criação de postos de trabalho qualificados e geração de receita e renda, além de atração de investimentos para o município.


Entre as ações desenvolvidas pela Startup Macaé está a Congresse.me, uma plataforma de congressos online, que acaba de receber um investimento-anjo do Gávea Angels, um dos maiores e mais tradicionais grupos do país do seguimento. Com mais de 80 eventos online já realizados e mais de 500 mil congressistas, a Congresse.me projeta crescimento superior a 700% até o final do ano, com mais de 200 eventos online. Esses resultados, ainda que preliminares, evidenciam o potencial impacto do programa para o desenvolvimento socioeconômico de Macaé.

Ecossistema de Inovação de Macaé

Após se consolidar como um hub de inovação, um espaço voltado principalmente para empreendedores criarem serviços ou produtos transformadores, o Startup Macaé contribui, também, para o amadurecimento do Ecossistema de Inovação do município. O objetivo é ampliar a interação entre os diversos atores e instituições existentes na cidade, como universidades, empresas, governo, sociedade, startups, empreendedores e investidores, entre outros, com a proposta de fortalecer e diversificar a economia local para criar um ambiente ainda mais propício ao desenvolvimento de novas ideias e negócios.

Neste contexto, está sendo realizado um mapeamento desse Ecossistema, baseando-se nos seguintes pilares: Startups, Mentores, Instituições de Apoio, Instituições de Fomento, Indústria de Petróleo & Gás, Indústria de Serviços, Investidores, Governo, Universidades e Empresas Juniores. São consideradas vocações do Ecossistema de Inovação de Macaé: Agronegócio; Biotecnologia; Educação; Indústria 4.0; Petróleo, Gás e Energia; Saúde; Sustentabilidade; Tecnologia e Turismo.

A proposta é que o mapeamento dos atores do ecossistema seja uma ação contínua. A ideia é contemplar um conjunto cada vez maior de instituições e pessoas para consolidar uma forte rede de cooperação para a inovação. O processo de cadastro está disponível atualmente em duas chamadas: Credenciamento de Mentores Voluntários, que visa formar um banco de mentores que darão suporte técnico aos empreendedores, proporcionando uma troca de conhecimento com base em suas experiências e agregando habilidades para o aperfeiçoamento de ideias e negócios (http://lnnk.in/@cadastromentorvoluntario) e Mapeamento das Startups da Região, que objetiva coletar informações para catalogar as startups atuantes da região e os seus respectivos segmentos, gerando oportunidades e conexões (http://lnnk.in/@mapeamentostartups).

Programa Startup Rio + Startup Macaé

As ações que estão sendo implementadas pela Startup Macaé trazem outro resultado positivo: a execução do Programa Startup Rio em Macaé, que será iniciado em setembro.

O programa estadual lançou o edital “Startup Rio 2020: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro”, através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Macaé foi uma das cidades escolhidas para a execução do Programa e receberá projetos de base tecnológica para um ciclo de oito meses de capacitação e aceleração.

Nesta edição, as mentorias e capacitações serão realizadas pelo Startup Macaé, desenvolvendo nos empreendedores selecionados novas habilidades por meio de workshops, palestras e conexão com o ecossistema de inovação. Além disso, os startups poderão fazer jus a recursos financeiros de até R$ 60 mil que serão disponibilizados pela FAPERJ, para desenvolver o produto e/ou serviço proposto pelos participantes e inseri-lo no mercado.

O programa Startup Macaé

O programa visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, de forma a incentivar a cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo no município de Macaé.

Objetiva também alinhar as demandas tecnológicas do mercado e da sociedade ao potencial de desenvolvimento de novos negócios por startups, pesquisadores e estudantes, estimulando o amadurecimento com qualidade do ambiente de inovação de Macaé.

O Startup Macaé é um programa mantido pela Prefeitura de Macaé, com importante atuação das universidades e indústria, e foi desenvolvido a partir da parceria entre a municipalidade e o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios-UFRJ).


Fotos Relacionadas