Startup Macaé: empresas fortalecem sociedade com diversos serviços

01/08/2019 11:03:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Prefeitura estimula desenvolvimento de projetos em diversas áreas

Com trinta e três iniciativas, o Programa Startup Macaé tem 13 projetos no eixo sociedade. A ideia é desenvolver negócios inovadores e fortalecer o ecossistema da região, por meio de uma ambiência favorável. As áreas de desenvolvimento, apoio e iniciação tecnológica contam, ainda, com os eixos saúde, sustentabilidade, educação e indústria 4.0.

O programa é uma parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As empresas do eixo sociedade são diversificadas. A Aquatec, por exemplo, atua no ramo de assinaturas recorrentes de limpeza automotiva, troca de óleo e corte de cabelo. No mesmo segmento tem a Garagem Urbana, com um centro de estética automotiva. A proposta é trabalhar com lavagem ecológica, polimentos e higienizações.

Digital

Na área tecnológica, a Moleza App é um aplicativo que oferece um novo conceito em contratações de serviços para residências. A Orbis é uma rede social de geolocalização, na qual as pessoas podem encontrar e criar grupos com propósitos iguais ou se aventurarem em novas descobertas. Já a Assina Fácil trabalha com plataforma de assinatura de documentos digitais, integrada com gerenciamento eletrônico de processos.

Para quem precisa de plataforma de planejamento e execução de congressos, workshops e eventos online, a Congresse.me realiza todos os segmentos profissionais e acadêmicos. O E-base é uma plataforma online que conecta as demandas e desafios do mercado às startups e pesquisadores de instituições acadêmicas.

Tecnologia

A tecnologia também está em alta no Programa Startup Macaé. A Metacip desenvolve máquinas de controle numérico computadorizado de baixo custo, capazes de usinar madeira, acrílica ou metal. A Cormobot é uma empresa de desenvolvimento e construção de drones com capacidades de mergulho. Especializados, também, na prestação de serviço de coleta de dados e imagem, nos mais diversos locais.

Diversos

A Natural Pet é uma startup que promove a importância de uma alimentação adequada na vida dos animais domésticos, fabricando alimentos 100% naturais para os pets. O Enner Chocolate tem a proposta de resgatar o ofício artesão, mostrando a qualidade do cacau e o manejo do chocolate. A Destra visa unir eficiência, praticidade e qualidade em um único serviço jurídico portátil para auxiliar micros, pequenos e médios empreendedores, desde a criação de sua empresa até a prevenção de conflitos. A SmartGuia torna a utilização de transportes públicos mais prática, segura e acessível numa interface inclusiva para deficientes visuais.

Espaço

O início dos trabalhos do Startup Macaé foi em abril deste ano, quando a Prefeitura de Macaé inaugurou um espaço, localizado no bairro Cavaleiros. No local são realizadas diversas atividades, além do desenvolvimento dos projetos.


Fotos Relacionadas