Taxistas devem ficar atentos à verificação periódica dos taxímetros

10/10/2019 15:01:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo

Período de verificação dos taxímetros acontece entre os dias 21 e 25 de outubro

Os taxistas que atuam em Macaé devem ficar atentos ao período de verificação periódica dos taxímetros 2019. Os permissionários que prestam o serviço no município devem retirar sua Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$52,18, por meio do endereço eletrônico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem) www.ipem.rj.gov.br. O calendário foi definido pelo Ipem e acontece entre os dias 21/10 a 25/10, todas as placas. A medida visa o cumprimento da legislação vigente. Macaé conta atualmente com uma frota homologada de 178 táxis.

Após a retirada da GRU, o pagamento deverá ser realizado em cinco dias de antecedência e o agendamento será feiro por data, turno e local da execução do serviço. Em Macaé, o local da verificação de taxímetro acontece na RJ-168, quilômetro 4, próximo ao Hospital Público Municipal, no bairro Virgem Santa.

No dia agendado, os taxistas devem comparecer ao local com os seguintes documentos: CRLV de 2018 ou 2019 – último certificado do Ipem-RJ, do exercício de 2018 – Certificado de Segurança Veicular, para carros movidos a Gás Natural Veicular – GNV, na validade, Taxa de Guia de Recolhimento da União – GRU devidamente quitada.

O não comparecimento será considerado como falta de verificação estando o taxista sujeito à penalidade de multa. O veículo que já tenha realizado o serviço metrológico no Ipem/RJ durante o ano vigente não necessitará passar pela verificação periódica, pois já recebeu o selo verificado até 2020.