Tecnologia será destaque de Macaé em Encontro Estadual de Educação

06/12/2019 16:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

O Núcleo de Tecnologia Municipal atua com estratégias e recursos virtuais para os educadores da rede municipal

Macaé será destaque no II Encontro Estadual do Programa de Inovação Educação Conectada do Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (9). A programação, realizada no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas, no Rio, visa contribuir com a implementação do programa nas redes municipal e estadual, fomentando o uso de tecnologias digitais na educação básica. Na oportunidade, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), da Secretaria de Educação, vai apresentar os principais trabalhos desenvolvidos na área da formação continuada online e semipresencial. Dos 55 municípios inscritos, apenas Macaé e Duque de Caxias foram selecionados para apresentação. 

Entre os cursos que serão abordados pelo NTM estão "Uso Ético, Seguro e Legal da tecnologia", "Professor Digital", "Curta na sala de aula", "Mediação Escolar", além de Ubuntu-História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Também será abordada a realização dos cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD) que atenderam a mais de 150 participantes. Os módulos são "Assistente de Logística Portuária", "Marketing Digital", "Assistente Administrativo", "Tutoria em Ambiente Moodle" e "Afetividade e Humanização". Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o público beneficiado foi de profissionais e comunidade. "Registramos 208 cursistas formados em 2018, e até o primeiro semestre de 2019 foram 297 concluintes", destacou.

O encontro, no Rio, é organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A programação contará com a participação de representantes do Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação, Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, entidade nacional que congrega os dirigentes municipais de educação. A ocasião contará com debates, apresentação de vivências e os painéis "Abertura e contextualização", "Educação Conectada", "Educação Conectada no Rio de Janeiro: avaliação e planejamento" e "Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais".

A proposta dos cursos online que serão apresentados, de acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, é promover a formação continuada em serviço com ênfase em Tecnologia Educacional e oferecer recursos virtuais abertos para educação. "Neste trabalho, os participantes puderam utilizar a conectividade nas escolas, que contam com o programa de Inovação Educação Conectada para acessar a plataforma de cursos e desenvolver atividades", ressalta.

Sobre o Núcleo - O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) conta com uma equipe que atua na Secretaria de Educação, responsável por projetos voltados para tecnologia educacional e a disponibilização de mais de 1.400 recursos digitais no próprio portal do núcleo. O NTM atua com estratégias e recursos virtuais para acesso dos educadores da rede municipal. Um dos destaque é a página da internet com endereço eletrônico ntmmacae.com/site/, voltada para os profissionais que atuam nas 106 escolas da rede municipal. O objetivo é destacar referências digitais, que poderão ser trabalhadas no dia a dia em sala de aula, em prol da qualidade do ensino.