Tradição: forró e cafezinho foram atrações desta semana no Museu

24/05/2019 10:26:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo

O show foi animado e empolgou o público

A vez foi da sanfona, da bateria e do pandeiro para a interpretação de tradicionais sucessos regionais e canções populares do forró, ritmo de raiz nacional, no semanal ‘Quintas no Museu’. O projeto, no Solar dos Mellos conta, também, com exposição de belas peças artesanais e gastronomia urbana de qualidade. Nesta quinta-feira (23) foi o grupo ‘Mistura e manda’, formado por músicos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), que harmonizou o ambiente de visitação à exposição ‘Cultura para todos, o futuro das tradições’, com enfoque no clássico cafezinho, sinônimo de receptividade e de boa prosa, bebida característica da cultura oral transmitidas por gerações.

Foi no clima acolhedor do cafezinho e do forró que a curadora da exposição, Cláudia Barreto, falou sobre a inovação desta mostra, um painel em grafite de Eric Azevedo no salão de exposições do Museu. É a primeira vez que esta arte contemporânea é aplicada diretamente neste espaço. A obra retrata uma grande borboleta, grafitada no encontro de duras paredes, o que causa efeito de imagem tridimensional em suas asas. Ao seu lado está um casulo pendurado em um ramo de café maduro.

"Trouxemos para o museu a nossa tradição do hábito de tomarmos uma xícara de café com um convidado, um vizinho, em família, simbolizando encontro, trocas, compartilhamento de saberes e integração. E ao lado de peças antigas, do início da cultura cafeeira na região, apresentamos o novo, o surpreendente e o contemporâneo, representado pela imagem em grafite de um casulo. Isso porque a cultura é dinâmica, está sempre em metamorfose. De algo que foi, teremos o que será. É o que o casulo significa. O museu deve trazer também esta metamorfose", esclarece Cláudia Barreto.

Durante a tarde o ‘Quintas no Museu’ deu continuidade ao ‘Ciclo sei sebrae’, constituído por quatro palestras de formação de Microempreendedores Individuais (MEIs) colaboradores do projeto, que vão acontecer até o final do mês. Todas as ações no Solar dos Mellos têm entrada franca.

As atividades no Solar dos Mellos são divulgadas no site macae.rj.gov.br/cultura, ou pelos facebooks ‘Secretaria de Cultura de Macaé’ e ‘Solar dos Mellos’, ou ainda através do WhatsApp 99975-6868. Basta se cadastrar para receber a programação do museu. Ele está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Mais informações pelo telefone 2759-5049.


Fotos Relacionadas