Transporte Social Universitário: cadastro termina nesta sexta

06/02/2019 15:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Estudantes devem fazer o cadastro para o TSU na Secretaria de Educação

Termina nesta sexta-feira (8) o prazo do cadastro para o Programa de Transporte Social Universitário (TSU). Os universitários interessados devem comparecer das 9h às 16h30, na sede da Secretaria de Educação, que funciona em novo endereço: Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591- Novo Botafogo. O TSU oferece transporte intermunicipal gratuito para universitários que estudam nas cidades de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Niterói, além daqueles que moram na região serrana e também precisam se deslocar para as faculdades. Não haverá prorrogação do cadastro.

Para se cadastrar o candidato deve levar documentos específicos ou autorizar terceiro portando procuração por instrumento público. Serão disponibilizadas vagas de acordo com o quantitativo dos usuários formandos que concluíram os cursos de graduação no segundo semestre letivo de 2018, além de vagas remanescentes do último recadastramento. No ano letivo de 2018, o programa atendeu cerca de 600 universitários.

Documentos para cadastro

Devem ser fornecidos os seguintes documentos (cópias e originais): carteira de identidade, CPF, certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista e declaração da matrícula referente ao primeiro semestre de 2019. Também devem ser apresentados comprovante de residência em nome próprio, dos pais, cônjuge ou terceiro, com documento oficial comprobatório (original e cópia), como conta de luz, água, telefone ou gás.

Outros documentos são cópia e original do comprovante de renda familiar (contracheque, declaração de imposto de renda e ou carteira de trabalho, sujeito à análise). O candidato também deve apresentar original e cópia de comprovante de vínculo com o município de Macaé de, no mínimo, dois anos, como: IPTU, histórico escolar; contrato de trabalho ou contrato de aluguel registrado em cartório. Neste caso, vale a data do registro no cartório para a contagem do tempo.

As cópias dos documentos devem ser apresentadas cada uma em uma folha. Em caso de qualquer dúvida, o candidato pode entrar em contato pelo número 2765-1298 ou através do email tsu@macae.rj.gov.br.

Seleção

A seleção obedece a critérios previstos na Lei n° 2.882/2007. Caso o número de inscrições ultrapasse a capacidade de atendimento, haverá uma seleção prévia, que segue critérios específicos: não haver em Macaé a graduação pretendida; ter o inscrito vínculo com o município há mais de dois anos; ser o candidato matriculado em instituições públicas e apresentar a renda familiar líquida de até seis (6) salários mínimos ou per capita de 1,5 salários mínimos.

Trajeto

Quem for contemplado com o Transporte Social Universitário (TSU) terá acesso aos seguintes itinerários:

Macaé - Campos dos Goytacazes - saída - 5h45 e retorno - 12h30;

Macaé - Campos dos Goytacazes - saída -10h30 e retorno -18h;

Macaé - Campos dos Goytacazes - saída - 17h15 e retorno - 22h50;

Macaé - Rio das Ostras - saída - 17h30 e retorno - 22h;

Macaé - Niterói - Rio de Janeiro - aos domingos - saída - 17h e retorno - sexta-feira - 19h30;

Frade - Macaé - saída -16h30 e retorno - 22h30.