UFRJ-Macaé forma a primeira turma do curso de Medicina

20/07/2015 09:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Assessoria Funemac

Foto: Moisés Bruno

Trinta jovens se formam em Medicina nesta terça-feira

Esta terça-feira (21) entrará para a história da cidade e da UFRJ – campus Macaé, quando acontece a colação de grau da primeira turma do curso de Medicina do município, que funciona na Cidade Universitária, gerida pela prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Trinta jovens – 16 mulheres e 14 homens – realizarão o sonho de ser médicos com a missão de atingir o que proferiu Hipócrates: “curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre”. A cerimônia acontecerá no salão nobre da Câmara Municipal, às 19h.

Em março deste ano, o MEC atribuiu nota quatro ao curso, a máxima concedida a um curso que não tinha graduado nenhum aluno. Conquista possível, segundo a UFRJ, devido ao empenho dos docentes, técnico-administrativos e discentes responsáveis pelo processo de interiorização da universidade. O MEC atribuiu a nota com base na organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e infraestrutura, bem como a satisfação dos alunos com o curso, o trabalho da coordenação e professores e as experiências oferecidas aos estudantes.

Os 30 formandos ingressaram em 2009 no curso que é uma conquista para a população, uma vez que o compromisso da UFRJ, mais do que formar profissionais, é qualificá-los dos pontos de vista técnico-científico, ético e humanista, capazes de gerar e disseminar conhecimentos para a melhoria do atendimento às necessidades de saúde da sociedade e aptos a contribuir para o desenvolvimento de elevados padrões de excelência no exercício da Medicina. A partir da colação de grau os concluintes do curso superior serão, de fato, médicos, pois a cerimônia é o momento em que recebem o diploma e o título para exercerem a profissão.

Os médicos formados pela UFRJ-Macaé são também capacitados para pesquisa, gerência e planejamento de ações no campo da educação em saúde, além de vivenciarem um currículo integrado com os cursos de Enfermagem e Nutrição, também oferecidos, gratuitamente, na Cidade Universitária. O perfil do egresso da Medicina, para futuro exercício profissional, é a capacitação nas seguintes áreas: atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde.

- A UFRJ conta com 11 cursos de graduação no campus Macaé e outros de pós-graduação, incluindo o Mestrado Profissionalizante de Atenção Básica em Saúde, o que mostra que a universidade cumpre o seu papel de formar profissionais qualificados para o melhor atendimento aos cidadãos. A formação da primeira turma de Medicina fortalece ainda mais o polo universitário e representa mais médicos capacitados para cuidar da saúde da população. A Funemac faz parte deste momento de fortalecimento e expansão do ensino superior de qualidade em Macaé – destacou o presidente da Funemac, Gleison Guimarães, médico pneumologista.

Um dos formandos, Gabriel Deveza Gomes, 24 anos, disse que tem sensação de missão cumprida.

- Um sonho realizado. Foram seis anos de muita luta, já que enfrentamos diversos problemas durante a faculdade, mas conseguimos superar todos eles, principalmente num momento difícil que foi a ida para o Rio de Janeiro. Hoje todos da turma têm certeza que saímos muito bem capacitados como médicos. O curso em Macaé passou por momentos difíceis, mas, principalmente depois da greve deflagrada em 2012, recebeu uma atenção especial da UFRJ e vem melhorando muito, tanto em termos de corpo técnico como em estrutura, o que é refletido na nota máxima recebida na última visita do MEC. E o que esperamos, mesmo terminando a faculdade agora, é que o campus continue crescendo e que a Medicina em Macaé fique cada vez mais fortalecida, pois esse é o nosso objetivo desde que entramos no curso, em 2009 -, ressaltou o jovem médico que pretende fazer residência em Pediatria.

Coordenador do curso, Irnak Marcelo Barbosa lembrou que a Faculdade de Medicina de Macaé é a quinta pública do estado e um grande presente para Macaé porque há 90 anos não era inaugurado um curso médico no Rio de Janeiro. A primeira Faculdade de Medicina do estado e segunda do país foi criada há 200 anos e originou a UFRJ anos depois. Segundo ele, são 18 cursos médicos no estado entre públicos e privados, atualmente. O diferencial da UFRJ, segundo Irnak, é o desafio de formar mais médicos com qualidade, num trabalho integrado com a prefeitura com 100% do campo prático dos alunos realizado na rede pública municipal de saúde.

- Hoje, a partir da terceira turma de Medicina, o curso é completamente dado aqui em Macaé, mas na crise de 2012 houve redirecionamento para o Rio de Janeiro. A UFRJ enfrentou e venceu a crise realizando concursos para docentes – passou de 30 para 97 professores -, elaborou projeto pedagógico moderno para o campus Macaé e oficializou convênios com a prefeitura junto à rede municipal de Saúde. A universidade cumpre o processo de ensino-aprendizagem com ações positivas principalmente para alunos e usuários da rede pública de saúde no município -, ressaltou o coordenador do curso.

A Câmara de Macaé está localizada à Rodovia do Petróleo (RJ-168), Km 3,5, no bairro Virgem Santa. A Cidade Universitária fica à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Formandos por ordem alfabética:

Adelia Carolina Souza Rodigues Silva

Alcione Basílio de Abreu

Alexandre Leite e Santos Peixoto

Anna Carolina Maurício de Oliveira

Bárbara Medeiros Moreira

Bernardo Alencar Wanderlei Estanislau da Costa

Carla Guedes Braga

Daniele Guedes Allan

Douglas Fernandes de Souza

Elen de Menezes Conceição

Estêvão Cardoso Carvalho

Fillipe Teixeira Tinoco Rodrigues

Gabriel Deveza Gomes

Guilherme Frederico de Angelo Spitz

Heron Lima Valentim

Igor Sodré Japponi Bacellar

Jéssica Oliveira Barcelos

João Guilherme Carvalhal de Souza

Juliana Rodrigues Garcia

Larissa Costa Souza

Lívia Azevedo Caetano

Lívia Bernardez Sales de Assis

Lourenço Raposo Torraca

Luís Fernando Menezes de Almeida

Luísa Menezes Salles Peçanha

Luiza Lirio Jacomelli

Marcelo Pigatto D'Amado

Mariana Ribeiro de Abreu e Silva

Rachel Loureiro de Marins

Sara Guimarães Figueiredo.