UFRJ realiza Jornada Educação em Ciências e Saúde

08/10/2018 16:49:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Evento acontece no Nupem, nesta quinta

A X Jornada Nutes será realizada, nesta quinta-feira (11), no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambientel (Nupem), no Bairro São José do Barreto, a partir das 8h30, e os interessados em participar devem se inscrever no site: https://jornadanutes2018.wixsite.com/jornada. O evento é organizado pelos alunos do mestrado em Educação em Ciências e Saúde, do Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (Nutes), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – que está com inscrições abertas para nova turma - com o objetivo de compartilhar, com a sociedade, os conhecimentos produzidos na universidade.

O tema deste ano será “Dimensões formativas e políticas na pesquisa em Educação em Ciências e Saúde”, que visa criar um espaço de diálogo, troca e reflexão sobre a produção de conhecimento científico em nosso país e em nossa cidade e os efeitos disso nas trajetórias e formação dos pesquisadores. A jornada será realizada de terça (9) a quinta (11), na UFRJ-Rio de Janeiro, mas em Macaé será somente na quinta-feira.

- Em Macaé, especificamente, o evento se torna de fundamental importância, pois é o primeiro ano da turma de mestrado em Educação em Ciências e Saúde, então, além de toda troca de conhecimento, será também uma grande oportunidade para que a sociedade macaense conheça o programa, suas linhas de pesquisa e produções -, disse Vanessa Birnfeld, aluna do mestrado e membro da comissão do evento.

A Jornada é aberta à comunidade e, principalmente a quem quer ingressar na pós-graduação ou aprender sobre as questões da educação. No site do evento também estão disponibilizadas a programação e demais informações sobre a jornada.

O credenciamento para o evento será das 8h às 9h, quando será a abertura com mesa-redonda com apresentação do curso de mestrado pelos alunos Bruno Monteiro, Leonardo Moreira, Nilcimar Souza e Rafael Costa. Em seguida, das 10h ao meio-dia, será o debate do tema do evento por Emerson Elias Merhy e a diretora da UFRJ-campus Macaé, Roberta Coutinho, e Teo Bueno de Abreu, tendo como mediadora Emanuela Nunes Sodré.

A programação continuará à tarde com oficina, das 14h às 16h, de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e o Ensino de Ciências: contribuições para uma pedagogia da diversidade e decolonial, com Fernanda Antunes. Haverá também oficina Corpo, ritmos e som: danças circulares e a promoção de saúde, com Fabrice Sanches. Das 16h às 17h, palestra Trajetórias de uma pesquisa no quilombo: problematizações sobre um cenário de desigualdades, ministrada por Rute Costa, encerrando a jornada.

Mestrado - A UFRJ abriu edital nº 815 para o processo seletivo para ingresso, em 2019, no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Saúde. As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 15 de novembro e só podem ser feitas, exclusivamente, pelo email: selecao.ppgecs@nutes.ufrj.br, com cópia para selecao.ppgecs@gmail.com, contendo os documentos obrigatórios anexos conforme descritos no edital e com o título da mensagem em letras maiúsculas “SELEÇÃO MESTRADO 2019”. São oferecidas 10 vagas para o município de Macaé.

O Nupem está localizado à Avenida São José do Barreto, no Bairro Barreto, 764, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.