Uniformes já estão sendo entregues a alunos da rede municipal

07/02/2020 13:56:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Rui Porto Filho e João Barreto

A entrega contempla os novos estudantes e aqueles que já são matriculados na rede municipal

Cerca de 40 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio já começaram a receber seus uniformes. A entrega gratuita contempla os novos estudantes e aqueles que já são matriculados na rede municipal. Para melhor ordenar o recebimento, a logística de entrega nas 106 escolas municipais será gradativa e específica. A remessa de uniformes para a Educação Infantil, Fundamental e Médio conta com uma camisa de manga curta e uma regata. Já as turmas do EJA e Ensino Médio ganharão duas camisas de manga.

O Secretário de Educação, Guto Garcia, está acompanhando a entrega dos uniformes em algumas unidades e dando boas vindas aos alunos e profissionais de ensino. O uso do novo uniforme padronizado serve para a devida identificação dos alunos na entrada das escolas e também para o uso do passe escolar, que garante o transporte gratuito para as escolas municipais.

"Queremos melhor atender aos alunos com os uniformes. Fico muito feliz em poder acompanhar algumas entregas. A proposta é cada vez avançar mais na educação. Além de estarmos reformando, construindo e ampliando algumas escolas, estamos humanizando a rede municipal. A padronização vai garantir mais segurança aos alunos, pois eles terão melhor identificação e vai possibilitar organização do espaço escolar. A previsão é que os kits de inverno cheguem a partir de maio", observou Guto Garcia.

Entre os alunos que receberam uniformes estavam Maria Marta Monteiro de Araújo e Ana Carolina Neponucemo, ambas do 5º ano do Colégio Municipal Aroeira, que aprovaram a entrega. " Agora teremos camisas novinhas. Isso é muito bom, né?", elogiaram.

No decorrer do mês, Guto Garcia prosseguirá em visita às escolas para repassar as regras e a organização das unidades municipais, o funcionamento da Secretaria de Educação e alguns projetos pedagógicos. "Neste ano letivo, vamos reforçar a aproximação da família à escola, que é fundamental para o processo de ensino", comentou, ao agradecer a atenção dos profissionais das escolas, pais e familiares.

Além da entrega uniformes, outras medidas serão intensificadas. Entre elas está a utilização de um livro na portaria para identificar o público externo que quiser entrar no espaço escolar, a utilização de crachás por todos os funcionários, além da atuação mais próxima dos conselheiros escolares. Estes também poderão participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.

As 106 escolas municipais contam com conselheiros, que são pais, alunos a partir de 12 anos, profissionais das escolas (professores e servidores) e representantes da comunidade escolar participam de forma integrada do funcionamento dos espaços escolares. Os conselhos escolares têm funções financeira, administrativa, mobilizadora, consultiva, fiscalizadora e pedagógica.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a instituição dos Conselhos Escolares foi sancionada pela Lei municipal 4.271/2017, com a implementação oficial em Macaé. "O objetivo é servir de apoio à direção das escolas municipais. A rede municipal conta um total uma média de 1.200 conselheiros, entre titulares e suplentes. Os Conselhos Escolares permitem a participação de forma integrada do funcionamento dos espaços escolares", finalizou.


Fotos Relacionadas