Vacinação antirrábica começa segunda-feira

25/05/2017 09:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Imunização começa em Areia Branca, na região serrana

Todos os anos cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos cinco meses de idade. Macaé não foge à regra da imunização e já preparou o calendário de vacinação antirrábica que começa na próxima segunda-feira (29), na região serrana e no dia 22 de junho nos postos de atendimento da área urbana. Este ano, a meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é vacinar 20.941 animais (17.702 cães e 3.239 gatos).

De acordo com o coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim, a vacina é a única forma de prevenção contra a doença.

- Prevenir ainda é o melhor remédio. Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é uma grande preocupação. Incurável nos animais e fatal em praticamente 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção. Assim, é preciso que os proprietários de cães e gatos levem seu animal de estimação para se vacinar - recomendou Amorim.

A orientação do CCZ aos proprietários de animais é para que os cães sejam levados presos em guias e os gatos transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes. Caso os caninos ou felinos estejam doentes ou em tratamento de saúde devem esperar a recuperação para receber a vacina e isso vale para as fêmeas que estejam prenhas.

- Durante todo o período serão envolvidos seis médicos veterinários e 144 agentes de Combate a Endemias. As reações em relação à vacina são raras, mas quando ocorrem costumam apresentar dor no local da aplicação e uma febre que pode durar entre 24h e 48h. Já as reações do tipo alérgica, com vermelhidão das orelhas e inchaço do focinho são importantes e o veterinário deve ser procurado - alertou Flávio Paschoal, coordenador administrativo do CCZ.

Raiva – A raiva é uma doença em que o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de "sangue quente", domésticos ou selvagens, ou seja, cães, gatos, macacos, morcegos e outros, incluindo o homem. Ela é transmitida ao ser humano pelo contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus.

A perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir são alguns sinais da raiva. Caso o animal de estimação apresente alguns destes sintomas, deve-se procurar um médico veterinário o quanto antes para iniciar o tratamento, já que em questão de onze dias o animal pode vir a óbito.

A vacinação antirrábica começa pela Região Serrana de Macaé no próximo dia 29, e atingirá localidades como Areia Branca, Bicudas Grande e Pequena, Sana, Frade e Trapiche, entre outras. Já na área urbana, a campanha começará no dia 22 de junho, em Imboassica e deverá prosseguir em mais de 50 locais. Nos dias de muita chuva as datas de vacinação poderão ser alteradas, nesse caso é só ligar para o CCZ, no horário comercial pelos telefones 0800-022-6461, 2772-6461 e 2796-1186.

Confira o cronograma de vacinação na Região Serrana

Maio


  • Segunda-feira (29) – Areia Branca (em frente ao posto de saúde)

  • Terça-feira (30) – Bicuda Grande (em frente ao posto de saúde)

  • Quarta-feira (31) – Bicuda Pequena (em frente ao posto de saúde)


Junho

  • Quinta-feira (1º) – Serro Frio (volante)

  • Sexta-feira (2) – Barra do Sana (volante)

  • Segunda-feira (5) – Cabeceira do Sana (posto de saúde fixo e volante)

  • Terça-feira (6) – Sana (posto de saúde)

  • Quarta-feira (7, 8 e 9) – Frade (Praça Principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante)

  • Segunda e terça-feira (12 e 13) – Córrego do Ouro (Praça Principal)

  • Quarta-feira (14/) – Trapiche (Praça do Hospital)

  • Segunda-feira (19) – Serra da Cruz (Na Praça, fixo e volante)

  • Terça e quarta-feira (20 e 21) – Glicério (Praça Principal)