Vacinação contra a Influenza tem 25 mil pessoas imunizadas

08/04/2020 19:31:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Divulgação

No próximo dia 16, munícipio iniciará mais uma fase da campanha, incluindo outros grupos prioritários

A Secretaria de Saúde de Macaé realizou, nesta quarta-feira (8), mais uma mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nos três postos de atendimento, o Centro de Especialidades Dona Alba, o Pronto Socorro do Aeroporto e o Centro de Convenções, 2.254 pessoas foram vacinadas, somando um total de 25.293 mil imunizados no município entre idosos, com idade acima de 60 anos, e profissionais da área da saúde. No dia 16 de abril, a prefeitura iniciará uma nova etapa, ampliando público-alvo.

Nesta segunda fase, a vacinação contra a influenza será destinada a pessoas que fazem parte dos seguintes grupos prioritários: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Já na terceira fase da campanha, que começará no dia 9 de maio, o público-alvo será formado por: professores das escolas públicas e privadas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A estratégia a ser adotada com os locais dos postos de vacinação e o horário de funcionamento será informada posteriormente pela Secretaria de Saúde.

A campanha de vacinação, iniciada no dia 23 de março, busca imunizar contra três vírus da gripe Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. De acordo com o calendário nacional, a previsão é de que a imunização aconteça até o dia 22 de maio.