Vacinação contra influenza inicia 3ª fase na próxima segunda-feira

08/05/2020 18:00:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arte

Nova fase começa com mudanças no público alvo e logística do atendimento

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (11 de maio) e, por decisão do Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas. Em Macaé, a Secretaria de Saúde disponibilizará as doses em postos fixos e volantes, a partir das 8h. A ação, que teve início em março, já imunizou 42.900 mil pessoas do grupo prioritário.

De acordo com a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Luciana Santos, o Ministério da Saúde enviou Ofício Circular informando as mudanças na campanha. Entre as modificações estão a alteração da terceira fase, que seria de 09 a 22 de maio, e passa a ser no período de 11 de maio a 05 de junho, não havendo mais o Dia D de Mobilização Nacional que aconteceria no sábado (09 de maio).

Outra mudança importante é a divisão da terceira fase em duas etapas: entre os dias 11 e 16 de maio serão contempladas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Neste período (11/05 a 16/05), a vacinação de rotina não será realizada na Casa da Vacina Enfermeira Bernadete Franco Pacheco. As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) continuam com a vacinação de rotina. A sala de vacina do Pronto Socorro do bairro Aeroporto, segue com a imunização de rotina para adultos.

Já na segunda etapa, de 18 de maio a 05 de junho, serão atendidos adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Postos fixos e volantes

Para facilitar o acesso e atender a demanda de forma adequada e segura, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar a vacina nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), localizadas nos bairros, localidades e Região Serrana. O atendimento na ESF é voltado para usuários cadastrados. Também serão montados dois postos volantes. O primeiro na Casa da Vacina, com atendimento de 8h às 16h, exclusivo para crianças de seis meses a cinco anos. O segundo posto volante será na EMEI José Augusto Abreu (antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente), localizada na Rua Francisco Portela, 91, no Centro, com funcionamento de 10h às 16h. O atendimento será voltado para os demais grupos (gestantes, pessoas com deficiência e puérperas até 45 dias).

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, e ainda não receberam a vacina, podem receber a dose até o final da Campanha.

As equipes de imunização continuam com o atendimento domiciliar de pacientes idosos acamados, que residem em locais que não possuem cobertura da ESF. O responsável deve entrar em contato com a Casa da Vacina para solicitar a vacinação. Contato através do telefone (22) 2796-1622 e do Whatsapp (22) 98828-9681.

Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde

Idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.