Valorização à vida é tema de roda de conversa

01/10/2019 14:51:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Suicídio e esgotamento físico foram alguns dos temas abordados

Com o tema “Valorização à Vida”, servidores da Secretaria de Saúde participaram, nesta terça-feira (1º), da primeira roda de conversa. O evento aconteceu no Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias). A ideia foi abordar temas sobre emoções no ambiente de trabalho, com assuntos sobre esgotamento físico, emocional e mental dos profissionais da área.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Sabrina Nunes, a proposta é criar novas perspectivas frente às rotinas para cumprimento de metas no ambiente de trabalho.

“O evento busca criar um espaço de interação e troca de conhecimentos entre os trabalhadores da saúde. Posteriormente, vamos verificar a possibilidade de levar este espaço também para as unidades de saúde”, destacou a coordenadora.

A programação contou com palestra da coordenadora do Serviço de Psiquiatria, Daniela Dziuba, que falou sobre “Mindfullness” - um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que ajudam a pessoa a focar no momento presente, tornando sua mente mais desperta e saudável.

O encontro também teve a participação dos psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Cidenei Luiz Bertussi e Cynthia Maria da Costa Losada. O Grupo de Arte em Saúde (Grutas) falou sobre o Setembro Amarelo – campanha que busca reduzir o índice de suicídio.

“A ação encerrou nossa campanha do Setembro Amarelo. Tivemos atividades em escolas e fórum de valorização da vida em parceria com a Secretaria de Educação. O intuito é reduzir o estresse, afastamento do trabalho, ansiedade, criando um espaço onde os servidores possam conhecer seus limites”, explicou Sabrina.


Fotos Relacionadas