Vice-cônsul do Japão visita Macaé para apoiar parceria cultural

2019-01-29 15:28:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
Foto do Cônsul, prefeito e Matsuda no gabinete.
Foto: Ana Chaffin
O objetivo da visita foi apresentar projeto para construção de um centro cultural

O vice-cônsul adjunto do Japão, Ken Kondo, e representantes da Associação Matsuda Iminkan estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (29), com o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, no gabinete do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O objetivo da visita foi apresentar o projeto da construção de um centro cultural no município.

De acordo com a integrante da Associação Matsuda Iminan, Lúcia Silva, a cidade é muito importante para a comunidade japonesa, pois foi a primeira colônia no país.

"Inicialmente, estamos pensando em construir o centro cultural, onde a população teria acesso à cultura, educação, esportes e ainda um museu", explicou.

O vice-presidente da Associação, Felipe Zulo, disse que há intenção que no local funcione também uma faculdade, onde os alunos teriam a possibilidade de participar de intercâmbios com o Japão. "Seria uma marco cultural para aproximar o Brasil do Japão", disse.

O professor e presidente da Associação, Shiro Matsuda, disse que esse projeto é um sonho antigo, desde que fixou residência no município de Macaé em 1970. "Gostaria que isso se concretizasse dando oportunidades para todos e diminuindo desigualdades sociais", ressaltou.

O vice-cônsul adjunto do Japão, Ken Kondo, disse que é a terceira vez que visita Macaé e acha muito importante essa parceria com o município, pois a cidade tem grande importância na história da imigração daquele país.

"A construção desse centro é uma oportunidade de integração, intercâmbio cultural e nós do consulado estamos apoiando esse ato do bem", destacou.

Matsuda

O professor Shiro Matsuda é ícone do Judô brasileiro, principalmente no Estado do Rio de Janeiro. Tem mais de 50 anos dedicados ao ensino do esporte. Foi um dos pioneiros do Judô em no estado e filiou-se à Federação Fluminense de Judô, hoje Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, em 1967. Em 1969, criou a Associação Matsuda de Judô e Karatê, em Macaé. Em 2007, Matsuda foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil como um dos condutores da Tocha Pan. Já em 2016, Shiro Matsuda foi escolhido para carregar a Tocha Olímpica na sua passagem por Macaé, cidade que o acolheu e onde mantém sua academia. Hoje, 7º Dan na modalidade, Sensei Matsuda continua muito atuante no desenvolvimento do Judô no estado.

Busca

Acesso Rápido

Destaque