Professora lança livro de poesias na Semana da Literatura

04/05/2012 11:04:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Na semana do Dia da Literatura Brasileira, comemorado em 1º de maio, será lançado o livro “Poesias escondidas no quintal dos meus dias”, escrito por Rosilene Jorge dos Ramos. Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino desde 2006, a autora já trabalhou no Colégio de Pescadores e hoje atua na Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias. O livro, que vai ser lançado, neste sábado (5), a partir das 18h, na Loja Maçônica de Casimiro de Abreu, é o primeiro publicado pela autora. Na ocasião, além da apresentação, também será realizado um Recital de Poesias e oferecido um coquetel para os convidados.

O processo para a concretização do livro “Poesias escondidas no quintal dos meus dias” vinha ocorrendo desde 1996, quando Rosilene ainda era estudante do curso de Letras. Já do processo de criação até a publicação, foram cerca de dois meses:

- Desde essa época, escrevo as poesias que compõem o livro, mas sempre faltou um pouco de coragem, tempo e ousadia para reunir as poesias e colocá-las na forma de um livro. É dessa longa espera, que foi pensado o título do livro, afirma a autora.

O livro “Poesias escondidas no quintal dos meus dias” é dividido em três partes. Na primeira são abordados assuntos relacionados ao universo gramatical. Na segunda, o sentimento humano. A terceira e última parte trata dos laços criados na vida e questiona o modo de ser/estar no mundo. A escritora não esconde sua expectativa para o lançamento: “Estou ansiosa, um pouco nervosa e desejando que amigos, colegas, familiares e amantes da poesia possam comparecer para dividirmos um tempo falando do encantamento pela palavra”, diz Rosilene, que já trabalha em um livro infantil e em um romance que retrata a vida de uma migrante nordestina.

Por ser uma autora de poesias e professora da rede municipal, Rosilene ainda utiliza este recurso para estimular a leitura e a escrita entre os alunos: “Os alunos gostam muito das poesias com rima, de brincar com as palavras. Em sala de aula, nossas poesias são feitas em grupo ou individualmente. Conversamos, lemos e pesquisamos sobre algum tema e processamos nossas ideias em forma de prosa ou verso, depois fazemos um trabalho de reescrita do texto. Também brinco com eles, fazendo poesias ou prosa com situações de nosso cotidiano. Nas aulas de leitura levo livros de poesia, romances, gibis, jornais, entre outros recursos. Muitas vezes, o trabalho é difícil, mas o interessante é tentar se divertir com eles e mostrar a necessidade da disciplina e do trabalho na construção de qualquer projeto”, finaliza.

A Loja Maçônica, onde acontecerá o lançamento, está localizada na Rua Nilo Peçanha, nº 07, no Centro de Casimiro de Abreu. Durante o evento, o livro “Poesias escondidas no quintal dos meus dias” será vendido pelo valor simbólico de R$ 10,00. A publicação foi editada e produzida pela Folha Cultural Pataxó e pela Gambiarra Profana, grupos que incentivam a publicação de livros alternativos.