Núcleo de Tecnologia bate recorde de atendimento

02/11/2012 10:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Estatística aponta Macaé em primeiro lugar em atendimento dos alunos.

Saldo positivo para a tecnologia de Macaé. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) desenvolvido através da parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está comemorando os resultados do atendimento oferecido nos Núcleos de Tecnologia Municipal (NTM) e Estadual. De acordo com a estatística do Sistema de Informação do Proinfo Integrado, referente aos anos de 2010 a 2012, dos 93 municípios do estado do Rio de Janeiro, Macaé está em primeiro lugar em atendimento dos alunos (cursistas), superando as expectativas do governos municipal e estadual.

Na lista, Macaé aparece como o município que mais ofereceu cursos no decorrer destes últimos dois anos. Ao todo, 1.201 alunos passaram pelas aulas semipresenciais e oficinas itinerantes. O segundo lugar em atendimento foi para o município de Nova Iguaçu, com 967 alunos. A terceira colocação ficou para Nilópolis, com 832 cursistas, seguinda por Nova Friburgo, com 670 alunos e Campos dos Goytacazes, com 668 atendimentos.

O Proinfo é executado com a proposta de promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas. Para isso, o programa atua em duas frentes: equipar as escolas com tecnologia e capacitar professores para fazer o uso adequado destes recursos no processo ensino-aprendizagem. A novidade é que, em 2012, o Sistema de Informação do Proinfo Integrado passou a atender aos usuários do Programa de Capacitação Continuada em Educação à Distância, com o objetivo de manter o cadastro dos alunos, cursos e turmas de formação.

De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o ProInfo está sendo de fundamental importância, por atender a portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997: “Esta é a prova de que estamos quebrando barreiras com a tecnologia e aprendendo muito. A Educação está investindo no avanço tecnológico para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs)”, ressaltou. Ele lembrou que, para fazer parte do programa, o MEC distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica.

Entre os cursos oferecidos pelo NTM Macaé desde o ano de 2010 estão “Introdução à Educação Digital”, “Programa Aluno Integrado”, “Informática Básica”, “Tecnologia na Educação”, “Ensinando e Aprendendo com as Tic´s”, “Suporte Técnico PróInfo”, “Heterogênese Urbana e Tic´s”. Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, os cursos e os atendimentos foram ampliados expressivamente no decorrer destes dois anos:

“Temos, por exemplo, registros do curso de “Introdução à Educação Digital”, que contou com 80 alunos no ano de 2010. No ano de 2011, tivemos o total de 45 participantes. Já em 2012, batemos o recorde de 195 alunos”, salientou.

- Os módulos são ministrados gratuitamente pela Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério da Educação. No final dos cursos, os participantes recebem certificados e têm a oportunidade de trocar experiências com os outros professores – disse o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.

Um dos sucessos do NTM é o curso “Introdução à Educação Digital”, que visa possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos e multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação por e-mail, lista de discussão, bate-papo e blogs. Outro módulo que alcançou resultados positivos é “Elaboração de Projetos”, que segue três eixos norteadores: projeto, currículo e tecnologia.

Segundo Alex Bogado, este ano o núcleo intensificou o número de cursos à distância. Prova disso é que está sendo ministrado, desde o mês de agosto, o módulo à distância “Construção de objetos de aprendizagem”.

Mas, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) também está aliado à saúde, com a realização do módulo à distância “Heterogenese Urbana e TIC´s”, direcionado a profissionais das áreas da Saúde e Educação. Também apontado como sucesso de público, o módulo “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”, destaca o uso de mecanismos, como redes sociais, e ainda como proposta compreender o potencial pedagógico de recursos tecnológicos no ensino e na aprendizagem em suas escolas.

Para o coordenador do NTM, todos os módulos consistem em facilitar o dia a dia dos educadores diante do planejamento de estratégias de ensino e de aprendizagem: “Estamos alcançando a intenção de levar mecanismos para os educadores atuarem da melhor maneira com a tecnologia, que cada vez mais apreciada por crianças, jovens e adultos”, concluiu.