'Superando o medo' é tema do Vidas em Redes

11/03/2021 11:27:00 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Print screen

Evento acontecerá em plataforma virtual nesta sexta

Depois dos temas "Esperança" e "Ansiedade", o projeto Vidas em Rede irá abordar a superação do medo na edição desta sexta-feira (12). Todos podem participar dos encontros que ocorrem sempre das 8h às 9h. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo link: https://forms.gle/SvEBQDAuFE45PnQF9.

A pandemia da Covid-19 acentuou o fenômeno do medo nas pessoas, devido às incertezas e inseguranças que atravessam a vida. Por isso, o tema "Superando o Medo", promete trazer a compreensão das emoções, e trabalhar a construção de novos caminhos e sentidos para a situação que vivemos hoje.

O coordenador da Universidade Livre, professor Paulo de Tarso, explica que a ação 'Vidas em Rede' foi criada para que todos possam desenvolver capacidades de integrar a mente e o corpo, por meio das práticas da musicoterapia gestáltica, o tai-chi chuan, além de momentos reflexivos com a filosofia e poesia.

"Os encontros possuem a grande potência de valorizar as experiências das pessoas, sendo uma marca desta prática que se inspira na metodologia da Heterogênese Urbana, criada no Programa de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Macaé".

A ação "Vidas em Rede" é organizada pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria de Educação de Macaé, através da Universidade Livre (Unilivre) e pelo Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade e Subjetividade (Lemas). A iniciativa conta com parceiros interinstitucionais como o Programa de Pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a participação de alunos de graduação em Psicologia, com diálogos com o projeto de extensão 'Corpos em Rede', coordenado pela professora e doutora Mônica Botelho Alvim.

Outros parceiros interinstitucionais são o Núcleo de Saúde Mental e os Centros de Convivência do Programa de Saúde Mental de Macaé, o Núcleo de Tecnologia Municipal e o Centro de Formação Carolina Garcia, da Secretaria Municipal de Educação, bem como os Centros de Convivência do Estado do Rio de Janeiro (CECOS-Fiocruz).