
Foto: Ana Chaffin
Evento, que conta com apoio institucional da Prefeitura, reuniu profissionais pioneiros da aviação de asa rotativa e representantes de empresas do setor
Macaé recebeu, neste sábado (12), o 1º Encontro dos Pilotos Veteranos do Offshore e Onshore – Brasil, iniciativa que homenageou profissionais pioneiros da aviação de asa rotativa e promoveu um encontro entre gerações de pilotos, operadoras e representantes da indústria de petróleo e gás. O evento foi realizado no Hotel du Lac, na Praia do Pecado, com apoio institucional da Prefeitura.
O encontro contou com a presença de veteranos que contribuíram para o desenvolvimento das operações aéreas offshore e onshore no país, especialmente na Bacia de Campos. A programação contou com homenagens aos profissionais e um espaço dedicado à apresentação do atual cenário das operações aéreas na região, destacando a evolução e a importância dessas atividades para o desenvolvimento das operações onshore e offshore.
Entre os participantes estiveram representantes de diversas operadoras do setor, além de profissionais com ampla experiência na aviação de helicópteros. O CEO da empresa EPC Cabral, Edson Cabral, apresentou a evolução na área de segurança aeroportuária.
“Hoje temos uma regularização robusta que regulamenta nossas atividades, com um importante rigor no controle de qualidade. Esse avanço fortalece a segurança das operações offshore e onshore, assegurando que os procedimentos sejam conduzidos com responsabilidade, excelência técnica e compromisso com a vida. É fundamental que o setor continue investindo na melhoria contínua dos processos e na valorização dos profissionais que fazem da aviação uma atividade cada vez mais segura e eficiente”, destacou Edson Cabral.
“A realização desse encontro em Macaé evidencia a importância do setor offshore para a trajetória de desenvolvimento do município, que se consolidou como referência nacional na indústria de petróleo e gás. Ao longo das décadas, a atividade impulsionou a economia local, gerando oportunidades e movimentando segmentos como comércio, hotelaria, serviços e transporte”, ressaltou Alexandre.