
Evento será realizado nos dias 10 e 11 de outubro, com navegação pelo Rio Macaé e passeio marítimo até a Ilha do Francês
Macaé será palco da 1ª Rota das Águas neste sábado (10) e domingo (11). O encontro de motos aquáticas tem expectativa de reunir mais de 120 jet skis e promete movimentar as águas do município durante o feriadão de 12 de outubro. A programação começa a partir das 10h, com saída do Pontal da Barra.
Organizado pela Família Campos Jet-RJ, em parceria com a Blest Motors, o evento terá dois dias de atividades náuticas, com percursos pelo Rio Macaé e pelo mar, além de uma confraternização entre os participantes.
No sábado (10), a programação prevê navegação pelo Rio Macaé, com suporte de embarcações de apoio. Já no domingo (11), os participantes seguirão em direção à Ilha do Francês, onde será realizada uma confraternização organizada com o apoio da J&S Turismo.
Com a proposta de integrar lazer, turismo náutico e contato com as belezas naturais da região, a Rota das Águas busca reunir praticantes de jet ski em uma experiência que combina navegação fluvial e marítima.
Segurança na navegação
Para conduzir motos aquáticas, é obrigatória a habilitação náutica na categoria Motonauta (MTA), por meio da Carteira de Habilitação de Amador (CHA), física ou digital, conforme as normas da Autoridade Marítima.
Os participantes devem respeitar as regras de navegação, utilizar os equipamentos de segurança exigidos e seguir as orientações das equipes de apoio, especialmente durante os deslocamentos em mar aberto e nas proximidades de outras embarcações.
A organização prevê o apoio de escunas durante a programação. A navegação deverá ocorrer com atenção às condições do tempo e do mar, além do cumprimento das normas de segurança náutica. A iniciativa integra a programação do feriadão de outubro e destaca o potencial de Macaé para atividades de lazer e turismo ligadas aos ambientes fluvial e marítimo.
Serviço
Evento: 1ª Rota das Águas Macaé/RJ
Data: 10 e 11 de outubro de 2026
Horário: A partir das 10h
Local de saída: Pontal da Barra, em Macaé
Programação: Navegação pelo Rio Macaé, no sábado (10), e passeio até a Ilha do Francês, no domingo (11)
Realização: Família Campos Jet-RJ
Parceria: Blest Motors
Apoio náutico: J&S Turismo