logo

Maff divulga programação da abertura e das mostras competitivas

05/11/2026 10:45:00 - Jornalista: Andrea Lisboa

O primeiro Festival Internacional de Cinema de Macaé será aberto com o filme premiado Kasa Branca e a presença de Luciano Vidigal, Melhor Diretor de Ficção do Festival do Rio 2024

A exibição do filme Kasa Branca, protagonizado por Big Jaum (@bigjaum), está na programação da abertura do primeiro Festival Internacional de Cinema de Macaé (Maff/@macaefilmfestival), com a presença de Luciano Vidigal (@lucianovidigal), Melhor Diretor de Ficção do Festival do Rio 2024. A cerimônia será, nesta quarta-feira (11), às 19h, no Teatro Sesi Firjan, bairro Riviera Fluminense, com entrada franca. A partir de segunda-feira (9) até domingo (15), Semana da Indústria Audiovisual, o evento oferecerá gratuitamente cerca de 40 sessões em 11 mostras competitivas e paralelas. O Maff 2026 é organizado pela Imbetiba Filmes e pela Produtora No Hype, com apoio institucional da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura.

A proposta do festival inédito no município é fortalecer o polo audiovisual regional, estimular a

circulação do cinema independente e consolidar a cidade de Macaé como um ponto de

encontro estratégico para profissionais do setor e espectadores. A abertura do festival recebe apoio da Vitrine Filmes (@vitrine_filmes). O Maff terá três mostras competitivas: Brasil, Internacional e Macaba Doce, dedicada aos realizadores de Macaé e região. Fora essas, haverá oito mostras paralelas: Infantojuvenil, Origens, Territórios, Retratos, Comédia, Fantástico, Queer e Videoclipes. As mostras ocorrerão em oito espaços da cidade. A programação conta ainda com debates e oficinas presenciais e remotas.

“A exibição do longa-metragem Kasa Branca, com a presença de seu diretor, será um encontro para aproximar o público do cinema brasileiro", ressalta um dos organizadores do evento e cineasta, Gabriel Coelho.

Os ingressos devem ser reservados pelo aplicativo Sympla, ou por meio deste link no Portal da Prefeitura de Macaé.

Sinopse (Kasa Branca/2024, 1hora e 35 minutos)

Dé é um adolescente negro e desempregado que vive na periferia da Chatuba, em Mesquita, Baixada Fluminense (RJ). Sua rotina muda drasticamente ao receber a notícia de que sua avó, Dona Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Diante da vulnerabilidade social, de aluguéis atrasados e do custo dos remédios, Dé conta com o apoio incondicional de seus dois melhores amigos de infância, Adrianim e Martins. Juntos, os três jovens enfrentam as adversidades do cotidiano periférico e se desdobram para celebrar e aproveitar com afeto os últimos dias de vida da idosa.

Ficha Técnica

Gênero: Drama/Comédia

Classificação indicativa: 16 anos

Direção: Luciano Vidigal

Roteiro: Luciano Vidigal

Produção: TV Zero, Sobretudo Produção e Tacacá Filmes

Elenco: Big Jaum, como Dé; Teca Pereira, como Dona Almerinda; Diego Francisco, como Adrianim; Ramon Francisco, como Martins; Gi Fernandes, como Talita e Daniel Braga, como Noronha. O elenco ainda conta com participações especiais de Babu Santana, Roberta Rodrigues e Otavio Muller, além dos cantores L7nnon e DJ Zullu.

Principais Prêmios (Festival do Rio 2024) : Melhor Diretor de Ficção (Luciano Vidigal), Melhor Ator Coadjuvante (Diego Francisco), Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.

Mostras competitivas e paralela - As mostras competitivas serão realizadas no Teatro Sesi Firjan, na próxima sexta-feira (13) e no sábado (14), às 14h, às16h e às19h. Já a paralela, visando descentralizar o acesso ao cinema, acontecerá nas universidades públicas, Uenf, UFF, UFRJ e FeMASS; no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, no Colégio Estadual Luiz Reid e na Casa de Crioula, bairro Sol y Mar, onde ocorrerá o encerramento do festival no dia 15. A programação da mostra paralela será divulgada esta semana.

Programação das mostras competitivas

Sexta-feira (13), às 14h, Mostra Internacional 1, com exibição dos filmes: Posto de Identificação, Lo Que Los Hombres Sienten, En Nombre del Amor, La Emulsión del Tiempo e El Hombre Guapo; Mostra Brasil 1, com exibição dos filmes Catadores, Pulso Sintético, Canto Grande, Vípuxovuko – Aldeia e Zayon. Classificação sugerida: 16 anos. Às 16h, Mostra Brasil 2, com exibição dos filmes: Boiuna, O Ponto do Mel, Eu, Palhaço, Ginga, Samba Infinito, Goiânia: Notas Pendulares sobre a Metrópole, Depois de Você, Ainda Sinto Saudades, Síncope e Entrevista com Fantasmas.

Sábado (14), às 14h, Mostra Internacional 2, com exibição dos filmes: Catálogo de uma Cidade sem Tecto, O Som das Palavras Não Ditas, Jeña, Las Vegas, Cuba e Después del Reflejo; Mostra Brasil 3, com exibição dos filmes Escudo, Meu e Seu, Coisa Ruim, Recomece pelo Rosto e Braço Forte. Classificação sugerida: 16 anos. Às 16h, Mostra Brasil 4, com exibição dos filmes: Os Arcos Dourados de Olinda, Presépio, Europa – Me Avise Quando Chegar, Manoel e Betinha, Diu, Um Filme à Moda Bangu e Tião Personal Dancer. Classificação sugerida: 14 anos. Às 18h, Sessão Especial – Sesi Futuro, com exibição dos filmes: O Meu Nome É Carlos, Canção da Sereia, Se Eu Pudesse..., Faces de um Corpo, Hotel dos Mellos e Ainda Assim, Permaneço Humano. Classificação: livre. Às 19h, Mostra Macaba Doce 2, com exibição dos filmes: Aquilo Era Vida, B, Um Filme para Lembrar da Utopia, Estradas de Dentro, Comida, Diversão e Arte no Açougue, Quem Sabe um Dia?, Windows 51 e Usina Cambayba. Classificação sugerida: 18 anos.



MAFF 2026 — FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE MACAÉ



Confira a programação de 09  a 15 de novembro de 2026



━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

SEGUNDA-FEIRA | 09/11

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

* 9h às 10h30 — UENF | Mostra Infantojuvenil

* 11h — YouTube | Semana da Indústria Audiovisual — Rico Ballardin

* 13h às 15h30 — UFF | Sessão Especial

* 13h às 17h — UFRJ, Auditório B | Oficina com Arthur Padilha

* 14h às 16h — UENF | Mostra Territórios

* 15h40 às 17h — UFF | Sessão Especial

* 16h10 às 18h — UENF | Mostra Ancestralidades

* 17h — Rádio 101 FM | Rico Ballardin e Beca Andrade

* 18h — UFRJ, Auditório B | Sessão Especial — O Sangue que a Terra Guarda

* 18h30 às 21h — UFF | Sessão Especial

* 19h às 20h — UENF | Mostra Comédia

* 19h — Escola Luiz Reid | Atividade audiovisual



━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

TERÇA-FEIRA | 10/11

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

* 9h às 10h30 — UENF | Mostra Infantojuvenil

* 11h — YouTube | Semana da Indústria Audiovisual — Beca Andrade

* 13h às 15h15 — UFF | Mostra Docs

* 14h às 16h — UENF | Mostra Territórios

* 14h às 16h — Solar dos Mellos | Mostra Infantojuvenil

* 15h25 às 17h — UFF | Sessão Especial

* 16h10 às 18h — UENF | Sessão Especial

* 17h — Rádio 101 FM | Taíla Borges

* 18h30 às 21h — UFF | Sessão Especial

* 18h30 às 21h30 — Solar dos Mellos | Mostra Docs

* 19h às 20h — UENF | Mostra Horror

* 19h40 — FEMASS | Mostra Ancestralidades e cine-debate



━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

QUARTA-FEIRA | 11/11

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

* 9h às 10h30 — UENF | Mostra Infantojuvenil

* 11h — YouTube | Semana da Indústria Audiovisual — Ariene Ferreira (Cinema Verde)

* 13h às 15h15 — UFF | Sessão Especial

* 14h às 16h — UENF | Sessão Especial

* 15h25 às 17h — UFF | Sessão Especial

* 16h10 às 18h — UENF | Sessão Especial

* 17h — Rádio 101 FM | Luciano Vidigal

* 19h — TEATRO FIRJAN SESI MACAÉ



CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA DO MAFF



Exibição especial do longa-metragem Kasa Branca, com a presença do diretor Luciano Vidigal e do protagonista Big Jaum.



━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

QUINTA-FEIRA | 12/11

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

* 9h às 10h30 — UENF | Mostra Infantojuvenil

* 11h — YouTube | Semana da Indústria Audiovisual — Roberta Sauerbronn (Projeto Paradiso)

* 14h às 16h — Solar dos Mellos | Mostra Infantojuvenil

* 14h às 16h — UENF | Mostra Queer

* 16h10 às 18h — UFF | Sessão Especial — Cinema Social e Independente

* 17h — Rádio 101 FM | Phelipe Pereira — Acessibilidade e inclusão

* 17h às 19h30 — UENF | Mostra Comédia

* 18h30 às 21h30 — Solar dos Mellos | Mostra Queer



━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

SEXTA-FEIRA | 13/11

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

* 13h às 15h — UFF | Sessão Especial

* 13h às 17h — UFRJ, Auditório B | Oficina com Carol Haber

* 14h às 16h — Teatro Firjan SESI | Mostras Competitivas Internacional e Brasil

* 15h15 às 17h — UFF | Sessão Especial

* 16h às 19h — Teatro Firjan SESI | Mostra Competitiva Brasil

* 17h — Rádio 101 FM | Ygor Oliveira

* 17h15 às 18h30 — UFF | Mostra Horror

* 19h às 21h30 — Teatro Firjan SESI | Mostra Competitiva Macaba Doce



━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

SÁBADO | 14/11

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━



TEATRO FIRJAN SESI MACAÉ



* 14h às 16h — Mostras Competitivas Internacional e Brasil

* 16h às 18h — Mostra Competitiva Brasil

* 18h às 19h — Sessão SESI Futuro — Exibição de filmes produzidos por estudantes do Cine SESI

* 19h às 21h30 — Mostra Competitiva Macaba Doce



━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

DOMINGO | 15/11

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━



CASA DE CRIOULA



A partir das 17h



* Mostra de Videoclipes

* Festa de Encerramento do MAFF



━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━



INFORMAÇÕES GERAIS



Evento: MAFF — Festival Internacional de Cinema de Macaé



Período: 9 a 15 de novembro de 2026



Município: Macaé/RJ



Acesso: Toda a programação é gratuita.



Espaços de realização:



* Teatro Firjan SESI Macaé

* UFRJ

* UENF — Imboassica

* UFF

* FEMASS

* Solar dos Mellos

* Escola Luiz Reid

* Casa de Crioula



Realização: Imbetiba Filmes e Produtora No Hype



Observação: Programação consolidada para articulação institucional, sujeita a ajustes operacionais.


Fotos Relacionadas