Parque do Barreto reabre para visitação

05/02/2019 10:51:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Luís Gustavo Malheiros

Casa na Árvore é um dos atrativos que o espaço oferece

Para que alunos e professores de escolas municipais, estaduais e particulares de Macaé possam saber mais sobre biologia e ter contato com a natureza, o Parque Municipal da Restinga do Barreto encontra-se funcionando a todo o vapor, após período fechado para manutenção. O objetivo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema), gestora do espaço, é que os visitantes usufruam da união aprendizado e lazer, com maior conhecimento do bioma da restinga.

De acordo com o coordenador do Parque do Barreto, o biólogo Henrique Abrahão Charles, a finalidade da manutenção, que contou com pintura e colocação de sinalização nas trilhas, é para que durante todo o ano de 2019 se ofereçam conforto e segurança ao público visitante.

Orientações biológicas

Henrique orienta o corpo discente, acompanhando as visitas. "Dentro da floresta de restinga, os alunos têm explicações básicas sobre esse bioma. Conhecem um pouco mais sobre os trabalhos da Sema e da Guarda Ambiental. Podem percorrer a trilha e serem informados sobre a influência do mar nas plantas e nos animais que aqui vivem", conta ele.

Os visitantes também terão à disposição o campinho de futebol de areia de restinga para praticarem esporte. Ainda contam com Slackline - um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima.

O coordenador do Parque do Barreto é enfático: "Os visitantes também poderão observar a exuberante fauna (aves silvestres), dispostas em grande quantidade e a rica e bela flora de restinga. Terão acesso à Casa na Árvore, que hoje é a principal atração no parque".

Um chuveirão ainda dará um refresco no local, onde as pessoas aproveitam a beleza cênica, inclusive, curtindo o encanto e a imponência de grande praia, deserta a maior parte do tempo. Para agendamento e mais informações, o contado pode ser feito pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com.