Começam inscrições para cursos gratuitos do Pronatec

28/01/2013 15:27:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Prefeitura de Macaé e o governo Federal, em parceria, abriram nesta segunda-feira (28) as inscrições para quatro cursos profissionalizantes gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas para formação de soldador 6 G, eletricista predial, auxiliar administrativo e almoxarife vão acontecer no Senai e Senac, a partir da primeira semana de fevereiro. Outros 25 cursos estão previstos para acontecer ainda este ano.

As vagas nesta primeira fase são para o período noturno, das 18h às 22h. As inscrições estão sendo realizadas na secretaria de Trabalho e Renda, rua Dr. Télio Barreto, 28, Centro, das 9h às 16h, até o dia 8 de fevereiro. Somente na manhã desta segunda-feira, mais de 250 fichas haviam sido preenchidas. Para se candidatar ao curso de auxiliar administrativo é preciso ter concluído o ensino médio. Para os demais é exigido apenas o ensino fundamental. As vagas são prioritariamente voltadas para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), como o programa federal Bolsa Família. Pessoas desempregados têm prioridade.

Para a inscrição no Pronatec, os cadastrados no CadÚnico devem apresentar ainda documentos originais e cópias da identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de escolaridade (declaração, histórico ou diploma) e duas fotos 3x4. Já os desempregados, no lugar do NIS, devem apresentar a carteira de trabalho e cópias das páginas de identificação e da última assinatura empregatícia.

As inscrições passam por uma análise socioeconômica e, caso seja necessário, os candidatos são encaminhados a programas sociais, de saúde ou educação. O Pronatec oferece também reembolso dos custos com passagem e alimentação durante o período de formação, que é de aproximadamente três meses. O estudante, após a conclusão do curso, é direcionado para ser indicado a uma das vagas disponíveis no cadastro municipal.

A auxiliar de serviços gerais e moradora do Miramar, Valéria Silva, fez inscrição para o curso de soldador acreditando na qualificação para um futuro melhor. “A função de soldador me fascina. Precisamos querer mudar o modelo de mulher sexo frágil e acabar com preconceitos. A mulher tem a mesma capacidade do homem. Gostaria muito de conseguir a vaga para me realizar e poder ter a minha casa própria”, disse.

O estudante de 17 anos e morador da Barra de Macaé, Carlos Eduardo de Souza, que está inscrito no CadÚnico e participa do projeto municipal Nova Vida também optou pelo curso de soldador. “Estou buscando uma oportunidade para progredir”, enfatizou. A previsão é que neste ano outros 25 cursos em diferentes áreas, com duração de três meses a um ano, sejam abertos em quatro etapas. A formação vai acontecer em instituições como o Senai, Senac, Instituto Federal Fluminense (IFF) e Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

Nesta primeira etapa estão sendo oferecidas 20 vagas para o curso de soldador, que acontece no Senai e tem duração de 220h. Os demais cursos possuem carga horária de 160h e o seguinte número de oportunidades: eletricista predial (Senai), 30 vagas; auxiliar administrativo (Senai), 40 vagas; almoxarife, 40 vagas no Senai e 20 no Senac.

O Pronatec foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.