Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade


Pousada da Cidadania


Objetivo

Fornecer abrigo temporário e atenção especializada de saúde, educação, assistência social e outras ao morador em situação de rua, visando resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.

Público alvo
Pessoas em situação de rua

Endereço: Rua Orlando Tardelli, nº 206 – Jardim Bela Vista (antigo Hotel Jardim Bela Vista).
Telefone: (22) 2796-1802.
E-mail: pousadadacidadania1@gmail.com.
Horário de Atendimento: todos os dias, 24h por dia.

Serviços oferecidos

Setor de Saúde: Triagem e identificação de patologias com seu devido tratamento e acompanhamento pelos profissionais da equipe e em programas específicos nos serviços da rede municipal de saúde.

Setor de Pedagogia: Inserção dos albergados no processo de alfabetização e no EJA (Educação para Jovens e Adultos), além de trabalhos artesanais para fins educacionais.

Setor Social: Triagem e atendimento individual a fim de identificar as demandas a serem atendidas, retirada da documentação, inserção no mercado de trabalho através da via formal e informal, encaminhamento para o BPC e a negociação no processo de reinserção de vínculos familiares.

Setor de Psicologia: Triagem para identificar demandas como, patologias psiquiatras e as questões de dependência química a fim de encaminhar para os serviços da rede especializados, além de realizar atendimentos individuais para fins terapêuticos.