Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade


Programa Renda Mulher


Realização de cursos para capacitação de mulheres, visando sua autonomia econômica e financeira, através de ações que buscam o incentivo à geração de renda, empreendedorismo, associativismo e ao trabalho coletivo. 

No “Espaço Arte Mulher”, mulheres artesãs tem a oportunidade de expor e comercializar os seus produtos em espaço cedido pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, localizado no Terminal Central, além do apoio na administração dos recursos oriundos da comercialização dos seus produtos, que são destinados à artesã responsável pela produção e manutenção do espaço.

O “Grupo DOM - Mulheres com Arte”, é um Grupo capacitado pelo SEBRAE que recebe o apoio na cessão do Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, para produção de suas peças, além de receberem apoio para contatos em eventos onde podem ser expostas suas mercadorias. Cabe ressaltar, que hoje há um entrelaçamento entre os dois grupos, visto que as mulheres que compõe o grupo “Mulheres com Arte” também participam do “Espaço Arte Mulher”, expondo o que produzem.

E, a “Expo-Mulher” feira de artesanato desenvolvida para estímulo e visibilidade das potencialidades geradas pelo Município de Macaé.
O Programa Renda Mulher traduz-se em estratégias pautadas na geração de trabalho e renda. Caracteriza-se pela realização de cursos voltados para mulheres, com o objetivo de capacitá-las e, subsequentemente, garantir sua inclusão na “EXPO-MULHER” e no “ESPAÇO ARTE MULHER”, onde as artesãs têm a possibilidade de expor e comercializar seus produtos confeccionados. Em contrapartida, após a capacitação, as mulheres atuam como voluntárias nos cursos de artesanatos promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Objetivo Geral: Gerar trabalho e renda
Objetivo Específico: Promover a autonomia econômica e financeira das mulheres por meio de apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comércio
  • Expo-Mulher: Feira para comercialização de produtos alusivos ao calendário festivo, confeccionados por mulheres cadastradas pela Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Os stands para a exposição dos produtos são disponibilizados pela Administração Pública Municipal e instalados na Praça Veríssimo de Mello, sem ônus para as expositoras, com montagem e decoração supervisionadas pela Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
  • Espaço Arte Mulher: A Prefeitura Municipal de Macaé, através da Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, inaugurou no dia 19 de maio de 2009 o “Espaço Arte Mulher”, no terminal central de ônibus urbanos, em espaço cedido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. No referido espaço, vinte e duas (22) artesãs do nosso município estão comercializando seus produtos confeccionados. A loja é um projeto piloto; o objetivo é expandir a ação para todos os terminais rodoviários do município. O Espaço é administrado pela Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Os artesanatos comercializados são os mais variados possíveis: bijuterias, bonecas de pano, sandálias de fuxico e pedrarias, chaveiros, bolsas, panos de prato, tapetes, imãs de geladeira, potes de biscuit, dentre outros, com preços que variam de R$ 1,99 a R$ 50,00.


Local de Atendimento para informação e inscrição: Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc – Rua da Igualdade, nº 890, Imbetiba – Telefone: 2796-1149.
Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 17:00h
Documentos necessários para inscrição: Documento de Identidade, CPF e comprovante de residência.