Adolescentes do Nova Vida se formam no Projeto Jovens Alerta

27/06/2019 16:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Nova Vida é um programa municipal direcionado aos estudantes adolescentes

O Programa Nova Vida, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizou, nesta quinta-feira (27), a formatura da primeira turma do Projeto Jovens Alerta. O curso tem o objetivo de capacitar adolescentes no âmbito profissional e pessoal. A entrega dos certificados para 25 jovens aconteceu no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).

"Buscamos orientar os jovens no mundo do trabalho. Não só no mercado, mas em assuntos transversais também, como sexualidade, drogas, planejamento de vida. No Nova Vida eles já vivenciam o mercado de trabalho e podemos ajudá-los na formação teórica", explicou a assistente social do CIEE, responsável pelo Jovem Alerta, Aline Oliveira.

Na próxima semana, uma nova turma irá começar o curso. Durante três meses são realizados encontros semanais com diferentes temas. "Participar do projeto me trouxe muito aprendizado, coisas novas e coisas que já sabia, mas que pude aprender um pouco mais. E foi muito bom aprender sobre como devemos nos comportar, o que fazer no nosso ambiente de trabalho", disse a estudante Amanda da Fonseca.

Além do mercado de trabalho, os encontros também despertaram nos jovens, a importância de assuntos sociais. "Foi muito importante esses encontros. Saio daqui sabendo um pouco mais sobre violência, sexualidade, prevenção de doenças e já pude até compartilhar isso com amigos na escola", disse o formando Alexandre Antony Ramirez.

O Nova Vida é um programa municipal direcionado aos estudantes adolescentes, entre 14 e 17 anos e 11 meses, que passam quatro horas do dia trabalhando numa secretaria municipal, no contraturno da escola. Eles recebem meio salário mínimo.

"É muito gratificante ter parcerias como essas. Buscamos sempre aperfeiçoar esse trabalho. Esperamos que esses adolescentes saiam daqui com novas expectativas. Os cursos permitem que eles tenha sempre algo a agregar em uma entrevista de emprego, por exemplo", afirmou o coordenador do Programa Nova Vida, Douglas Fontes.


Fotos Relacionadas