Secretaria de Ordem Pública


Guarda Mirim


O que é o projeto

O programa Guarda Mirim atende a 80 adolescentes - meninos e meninas entre 14 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino. O programa oferece escolaridade, resgatando a defasagem escolar com a aceleração de estudos, e treinamento básico nos serviços administrativos, encaminhando e acompanhando os adolescentes para empresas conveniadas, como aprendiz, onde permanecerão até os 18 anos.

O objetivo é formar jovens para o mercado de trabalho. Antes de começarem a atuar, os guardas mirins passam por curso de três meses de duração, em horário alternativo ao da escola, com a atividades de cunho social, educativo e esportivo abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito, além de campanhas educativas feitas pela corporação. Os guardas mirins recebem bolsa-auxílio mensal de meio salário-mínimo, com carga horária de quatro horas.

O programa permite aos adolescentes que são vítimas da desestruturação familiar e de preconceito social, a preparação e a inserção no trabalho, orientando-os para que concilie o trabalho com a educação formal. E assim dando-lhes a oportunidade de uma vida digna para sua família.

Considerando que o público alvo caracteriza-se por jovens de classe social com baixa renda. Os trabalhos voltados para este público têm uma razão social bem firmada. Os jovens muitas vezes no intuito de tornarem-se independentes ou até mesmo do auxílio à família, optam pelo abandono da escola ficando a mercê da violência e exploração.

Possibilitar-lhes uma oportunidade no mercado de trabalho, subsidiando-os com a preparação necessária é uma maneira que atinjam seus objetivos sem denegrir suas necessidades enquanto adolescente – educação, saúde, lazer e principalmente cidadania. São assegurados seus direitos trabalhistas e previdenciários, oportunizando o aprendizado profissional e a inclusão participativa, organizativa e crítica no contexto social.

Quem quiser fazer inscrição para participar da Guarda Mirim poderá procurar a sede da Guarda Municipal, que fica localizada na Avenida Gastão Henrique Schuller, s/n, Botafogo, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: RG, CPF, declaração escolar e comprovante de residência.