Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda


PDI Macaé


O Pacto para o Desenvolvimento Integrado de Macaé – PDI Macaé acontece a partir de diálogos com as empresas. O projeto é uma parceria com o Centro Integrado de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) e visa envolver toda a indústria, a partir de encontros entre o poder público, entidades e setores privados, que discutirão passos para as melhorias necessárias ao desenvolvimento sustentável.

Criando uma rede de diálogo entre a prefeitura e os investidores, será possível conhecer as demandas, trabalhar nelas e fazer a cidade crescer em qualidade e vocação. Uma oportunidade única para o incentivo do crescimento municipal, que tem como objetivo:
  1. Fortalecer a união entre o Poder Público e o Setor Privado;
  2. Consolidar sinergias a partir do Investimento Social Privado;
  3. Desenvolver ações que incentivem o crescimento da cidade;
  4. Recuperar os altos índices de empregabilidade;
  5. Aumentar os investimentos locais.

Como mecânica para promover este processo, serão promovidas Câmaras de Diálogo para o Desenvolvimento, que são encontros para aprimorar o relacionamento entre a Prefeitura de Macaé e o setor industrial do município. A proposta será ampliada para demais segmentos tais como Comércio, Turismo, Setor Imobiliário, Serviços, entre outros.

O intuito desses fóruns de diálogo é conhecer as demandas municipais e propor a criação de uma agenda de soluções positiva que permitirá à cidade crescer com qualidade, inovação e sustentabilidade.

Utilizamos o conceito de “desenvolvimento como liberdade” do economista indiano Amarthya Sem para o entendimento das estratégias comuns que promovem de fato um desenvolvimento integrado. De acordo com o economista, o desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercerem ponderadamente sua condição de agente. Neste sentido, algumas liberdades instrumentais são cruciais:
  • Oportunidades econômicas;
  • Liberdades políticas;
  • Facilidades sociais;
  • Garantias de transparência;
  • Segurança protetora.

O ponto de partida desta abordagem reside na identificação da liberdade como principal objeto do desenvolvimento. O alcance da análise política consiste em estabelecer os nexos que tornam este ponto de partida coerente e consistente. A visão do desenvolvimento como um processo integrado de expansão de liberdades concretas sobrepostas uma nas outras, permite a apreciação simultânea do papel vital de muitas instituições diferentes, incluindo mercados e organizações relacionadas, governos e autoridades locais, meios de comunicação, etc.

Mapeamento dos atores específicos ao desenvolvimento e implementação do PDI Macaé

Ao enxergar o mundo como um todo, integrado, interconectado e interdependente, a falsa dualidade homem - meio ambiente desaparece. Mais do que espaço geográfico do território, a comunidade é uma forma de organização social. Pensar a comunidade envolve pensar os valores de uma sociedade. Envolve, ainda, pensar desde modelos globais de desenvolvimento até a apropriação local que a comunidade faz deste desenvolvimento no crescimento do seu bairro e da sua cidade. Também implica em conhecer e ampliar as dinâmicas das relações que os moradores estabelecem com seu ambiente.

O primeiro passo é saber como os sujeitos compreendem e compõem sua realidade. Para isso, é necessário estabelecer processos dialógicos. O diálogo visa ampliar a compreensão inicial e possibilitar a intervenção na realidade. Porém, para que seja possível desenvolver este espaço de diálogo, é necessário saber e conhecer o público com o qual queremos dialogar, o que é fundamental para este processo de integração de necessidades e de interdependência.

Este trabalho visa apresentar o público mapeado neste processo que, ao entregar uma Matriz das Partes Interessadas, bem como uma Matriz de Influência x Interesse, poderá assegurar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico uma ferramenta de gestão estratégica. Esperamos que o material elaborado seja útil não só para o desenvolvimento deste projeto, mas para o desenvolvimento de todas as atividades da Secretaria. Principalmente quando determinada ação for correlacionada ao público INDÚSTRIA, que, para este momento, é o público objeto deste trabalho. Os resultados aqui apresentados consideraram:
  • Análise de dados e informações acerca das características básicas do espaço geográfico, com ênfase nos aspectos positivos e nos problemas prioritários a serem enfrentados;
  • Coleta e análise de informações sobre programas, projetos e ações governamentais e não governamentais voltadas para o desenvolvimento sustentável e que estão em andamento na localidade;
  • Identificação das instituições mais representativas de setores da sociedade local e que necessariamente devem ser inseridas nesta etapa inicial em função das particularidades dessas localidades;
  • Identificação de parceiros que possam participar das ações da rede.

Estes materiais foram identificados através de:
  • Reuniões presenciais com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico;
  • Dados técnicos e documentos internos relevantes entregues pela Secretaria acima citada;
  • Arquivos e informações disponibilizados através de meios de comunicação locais;
  • Atividades desenvolvidas durante o I Workshop com colaboradores internos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico;
  • Conversas com demais atores locais.

As datas para as Câmaras de Diálogo

- 1ª Câmara de Diálogo para o Desenvolvimento
Data: 27/08/2015
Clique aqui para saber como foi

- 2ª Câmara de Diálogo para o Desenvolvimento
Data: 22/10/2015
Clique aqui para saber como foi

- 3ª Câmara de Diálogo para o Desenvolvimento
Data: 10/12/2015

- 4ª Câmara de Diálogo para o Desenvolvimento
Data: 16/02/2016

Clique aqui para acessar o site do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável.