Abertura da I Expo Serra de Macaé é nesta quarta-feira

21/09/2010 17:59:26 - Jornalista: Andréa Pessanha e Catarina Brust

Foto: Divulgação

Vitor e Léo abrem o evento que vai até domingo

Tudo pronto para o início da I Exposição Agropecuária e Turística da Região Serrana de Macaé – a Expo Serra Macaé 2010, em Córrego do Ouro, quando também será realizada a inauguração do Parque de Exposições Edison Gomes Pereira, nesta quarta-feira (22),às 19h, e vai até o próximo domingo (26). O show de abertura conta com a dupla sertaneja Vitor e Léo, a partir das 22h. A programação ainda conta com apresentação de Diogo Nogueira, o tradicional Concurso Leiteiro, a 15º Etapa do Circuito Nacional de Rodeio, entre outras atrações. A entrada é de graça.

A Expo Serra Macaé 2010 também oferecerá aos seus visitantes o Parque de Diversões para a garotada se divertir, uma área específica para o Bailão, para os adeptos do forró, o já esperado Rodeio da Companhia Tony Nascimento, além da exposição de gado e cavalo, das raças Tabapuã e Gir Leiteiro e Mangalarga Marchador e provas promovidas pela Associação de Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro (RJQM).

Durante todos os dias do evento, a Secretaria Municipal de Ordem Pública colocará um efetivo de 110 Guardas Municipais para garantir a segurança e tranquilidade do público nos cinco dias de festa.

Shows – O segundo dia da Expo Serra 2010, dia 23, contará com o show gospel de Fernandinho; já na sexta-feira (24) é a vez de Diogo Nogueira abrilhantar o palco serrano; no sábado (25) acontece o Festival de Forró, com Trio Forrozão, Raiz do Sana e Melhor de Três, sempre a partir das 22h. E no domingo, dia 26, para encerrar a grade de atrações artísticas, tem o Grupo Rosa de Saron (show católico), às 20h.

O espaço do Bailão funcionará, de quarta-feira a domingo, onde serão realizados dois shows com bandas locais; sendo de quarta a sábado a partir das 20h e, no domingo, a partir das 19h. Já no dia do show gospel (23), no palco principal, o espaço do Bailão também será reservado para bandas do mesmo estilo.

A 15º Etapa do Circuito Nacional de Rodeio será organizada e dirigida pela Companhia de Rodeio Tony Nascimento e pela Federação de Rodeio do Estado do Rio de Janeiro, reunirá 30 competidores, que estão entre os melhores do ranking nacional de touros e cavalos. Muito aguardado pelo público infantil, o rodeio ainda apresentará um espetáculo com cavalos dançarinos, que são adestrados por Lilian Carla, única adestradora de cavalo andaluz em rédea curta do Brasil, além do show Piro Musical (show de fogos de artifício, com música).

Além de realizar eventos, o objetivo da Prefeitura de Macaé, ao implantar o Parque de Exposições da Serra, é promover capacitação técnica, exposição de novas tecnologias e atividades de melhoramento genético de rebanhos para os produtores rurais e abrigar atividades práticas da escola agropecuária local.

A capacitação dos moradores da Região Serrana foi apontada pelo prefeito licenciado de Macaé, Riverton Mussi, como o objetivo da Escola Técnica Rural, que será implantada pela Secretaria Municipal de Educação no Parque de Exposições da Serra. A ideia é que a escola seja a âncora do processo de desenvolvimento econômico e sustentável da Região Serrana. Turismo rural, cooperativas agrícolas, incremento às atividades econômicas sustentáveis serão discutidas na escola técnica. A indicação para a implantação do Parque de Exposições da Serra é de autoria do vereador Ronaldo Gomes.

A Fundação Macaé de Cultura promoverá apresentações culturais de quarta a domingo, sempre das 18h às 20h. Na quarta-feira (22) tem o espetáculo folclórico e mitológico: Bumba Meu Boi – O Brilho da Lua, na quinta-feira (23), tem o espetáculo circense: Cortejo de Pernaltas/ Perna de pau; palhaços e etc; já na sexta-feira (24) é a vez do espetáculo de dança: Sambando – Quando a Maré Baixar. No sábado, dia 24, e domingo, dia 26, tem o espetáculo infantil: As Tranças de Tutinha, com direito a maquiagem infantil aberta ao público.