Defeso do camarão: pescadores iniciam frente de trabalho

29/04/2022 15:39:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

Atividades aconteceram no Pontal e Praia da Barra

A primeira atividade do cronograma da frente de trabalho para os pescadores e descascadeiras cadastrados no Defeso do Camarão e da Piracema foi realizada, na manhã desta sexta-feira (29), no Pontal e Praia da Barra de Macaé. As ações contaram com a limpeza desses locais e os resíduos foram descartados por equipes da Secretaria de Serviços Públicos.

Segundo o secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, a participação do pescador nas atividades da frente de trabalho é fundamental para garantir o pagamento no período de defeso. "Eles receberão um salário mínimo e, para isso, precisam assinar a lista de comparecimento às atividades. Em seguida, enviamos esse documento para o setor responsável na prefeitura, que libera o pagamento", explicou.

Ele acrescentou ainda que o defeso deste ano conta com 450 pescadores e 50 descascadeiras de camarão, que também ficam impedidas de trabalhar durante esse período. "Está previsto realizarmos essas atividades até o final do mês de maio", acrescentou.

A descascadeira, Andréia Souza, que está nessa atividade há 15 anos, conta que participar do defeso é importante para sua família, pois o esposo, Marcos Mesquita, é pescador e também fica impedido de trabalhar nesse período. "Com o dinheiro que recebemos compramos alimentos e pagamos algumas contas", disse.

Cronograma Frente de Trabalho Municipal:

06/05 - Pontal e Praia da Barra- 8h

13/05 - Pontal e Praia da Barra-8h

19/05 - Paço Municipal (Prefeitura)-8h

27/05 - Pontal e Praia da Barra-8h


Fotos Relacionadas