Festival Macaé de Cultura e Gastronomia prossegue hoje

09/08/2019 12:40:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação do evento

A atração musical será a banda Jamz

O 10º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, promovido pelo Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros, prossegue nesta sexta-feira (9) e atração musical será a banda Jamz, às 23h. A cidade de Macaé é homenageada, por meio da decoração e fotos de atrativos turísticos do município.

O evento tem como atração também a Cozinha Show Casa&Cor, com oficinas de gastronomia e cultura, com presença de chefs renomados e degustações gratuitas de pratos e bebidas, que serão preparados ao vivo para os visitantes. Gustavo Rinkevich - chef do Rocka Beach Lounge & Restaurant de Búzios, o mixologista Rod Werner do restaurante XIAN do Rio e Rafael Dias do restaurante Miá de Tiradentes-MG são alguns confirmados dessa edição, além de grandes nomes locais, que vão apresentar muita informação e grandes experiências a todos.

O festival conta ainda com pratos por R$ 22 e sobremesas por R$ 15, haverá oficina literária com contação de história infantil, atrações musicais que, este ano, está sendo apoiada pelo SESC, como a Banda Jamz - 2° lugar final no talent show SuperStar e DJs locais apoiados pela rádio Hits FM, artesanatos, recreação infantil inclusive com desfile de lojas no dia 11, presença das cervejarias artesanais Saideira – Therezópolis, Roter, Concubina, Backer, Coronel Pafo e Show de Bola, Vinícola Mistral, Bar do Polo com cervejas, refrigerantes, sucos e água. Como expositores estão confirmados: Forno - padaria artesanal, Farolito ID - camisaria, Mercado Brasil – quadros decorativos, Pastel da Paulista, Doces Nobres – doces caseiros, Cachaçaria Sete Engenhos, Gin Amazzoni, Produtos da Serra da Canastra, Toyota, Banco Santander, SEBRAE e Convention Visitors Bureau Macaé.

O evento, que faz parte do calendário turístico do município e do Estado, recebe, em média, 30 mil visitantes por edição, aumentando a cada ano.

#EuCurtoMacaé

Destaque do evento, muito frequentado na noite de abertura, o ponto de integração exaltando "EuCurtoMacaé apresenta aos macaenses e visitantes um cenário moderno, que se conecta com o visual do mar. Estão reproduzidos os principais patrimônios históricos, culturais e naturais de Macaé, num espaço idealizado para o registro de fotografias que se enquadram no Instagram e no Facebook.

Confira as receitas desse ano:

Durval Gastronomia: “Do mar” - Panelinha de frutos do mar (camarão médio, lula e polvo) ao creme de aipo, cebola, azeite e camarão sete barba com fatias de pão italiano.

Estação da Praia Restaurante: “La Mmamma” - Talharim massa fresca, tiras de mignon e bacon ao molho cremoso e finalizado com queijo grana padano.

HKILLS Burger: “Friozinho da serra” - Risoto de cogumelos com fondue de queijos acompanhado por ragu de fraldinha ao vinho tinto.

Ilhote Sul Restaurante: “O mar matuto” - Medalhão de calda de lagosta afogada em fonduta de queijo, pancetta ao forno de pele crocante com farelo de pão artesanal ao alho, azeite, aliche e salsinha.

Kebab Store: “Risoto de brie e bacon” - Risoto de brie com tiras de bacon caramelizado.

Luigi Ristorante: “Risoto Real” - Risoto de lagosta com molho de tomate, manjericão, manteiga e queijo grana padano.

Mokaie Steak Burger: “Tesouro negro Mokaie” - Bife de chorizo Angus grelhado na manteiga acompanhado de arroz negro com bacon e alho poro, tomate confit e aspargos frescos.

Picanha do Zé Restaurante: “Zé delícia” - Picanha na manteiga de garrafa com aipim na pressão e delicioso queijo cavala derretido na chama.

São João Bar: “João cremoso” - Aipim salteado na manteiga de garrafa ao molho branco, catupiry, muçarela e provolone com torresmo de ponta fatiada.

Street Bitelos D.O.C: “Rústica na Costela” - Batata rústica crocante com molho de queijo e costela no bafo desfiada.

Street Dogs D.O.C: “Dupla de pileque” – Filé mignon misturado na linguiça afogados na cerveja.

Okinawa Culinária Oriental – Convidado: “Yakisoba vegano” - Macarrão sem ovo refogado com cenoura, brócolis, repolhos roxo ebranco, acelga, pimentões coloridos, etc, tendo os cogumelos Shitake e Shimeji como destaques.

Bar da Boca – Convidado: “Bobó de camarão com farofa de biju” – Camarões frescos, camarões secos, temperos verdes, leite de coco, azeite de dendê, purê de macaxeira e um toque de gengibre.

Nando Comida Descolada – Convidado: “Hot Dog Francês” – pão, linguiça caseira sem conservantes, mostarda Dijon e queijo gratinado.

Sobremesas

Guria Café e Brigaderia: “Sopa de brigadeiro” – Sopa de brigadeiro com sorvete de creme.

M.Cakes Confeitaria: “Banana Toffee” – Bananas carameladas, cobertas por creme de chocolate belga, finalizadas com chantilly e castanha de caju.

Dona Clô Doces – Convidado: brownies, pão de mel, bombons finos.

Nuvem de Mel – Convidado: doces finos variados, bolos de pote e bolos de corte.