IMMT abre inscrições de cursos para os meses de abril e maio

11/04/2011 16:46:12 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Luiz Bispo

O primeiro curso a ser realizado é o de Metrologia Básica, entre os dias 26 a 28 de abril, das 8h às 17h30, no IMMT

A prefeitura de Macaé, através do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), está com inscrições abertas para os cursos de Metrologia Básica, entre os dias 26 a 28 de abril (terça a quinta-feira) e de Contabilidade para não contabilista (intensivo), que será realizado entre os dias 4 e 5 de maio (quarta e quinta-feira), ambos das 8h às 17h30. Também há vagas para o curso de Formação de compradores para setor público, do dia 2 a 7 de maio e o de Gerenciamento de contratos, do dia 14 de maio até 16 de julho, este último em sábados alternados. Nos próximos dias estarão abertas também as inscrições para os cursos de Processos Logísticos nas Atividades Downstream e Upstream do Petróleo (64h/a) e Completação de Poços (64h/a) no site do IMMT ( http://www.immt.rj.gov.br/interno/lista_cursos.asp ). Os cursos acontecerão na sede do IMMT, no bairro Novo Cavaleiros, em Macaé.

O curso de Metrologia Básica tem a duração de 24h/a e tem como objetivo aprender a conhecer as características do processo de medição, os sistemas métricos e como converter as unidades, uma vez que Metrologia é a ciência da medição e trata dos conceitos básicos, dos métodos, dos erros e sua propagação, das unidades e dos padrões envolvidos na quantificação de grandezas físicas, bem como da caracterização do comportamento estático e dinâmico dos sistemas de medição. O conteúdo aborda o Nivelamento básico de Matemática; Normas Gerais de Medição; Metro Articulado e Trena; Paquímetro; Transformação de Medidas; Micrômetro; Medição Angular; Goniômetro; Noções de Tolerância; Relógio Comparador; e Tolerância.

Já o curso intensivo (16 horas) de Contabilidade para não contabilista, tem por objetivo mostrar a importância da Contabilidade no mundo dos negócios e possibilitar o entendimento dos relatórios e demonstrativos financeiros por aqueles que não são contadores. É direcionado à Controllers, contadores, gerentes financeiros, profissionais das áreas que tenham interesse em aumentar seus conhecimentos na utilização destes instrumentos, bem como estudantes de administração, economia, contabilidade, engenharia entre outros. O conteúdo é formado pela: A contabilidade no mundo dos negócios; A contabilidade como sistema de informação; Conceitos Básicos; Procedimentos Contábeis Básicos; Gerenciamento das margens de ganhos; e Demonstrações financeiras.

O curso de Formação de compradores para setor público terá a duração de 24h/a, e será realizado de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h15, e aos sábados, das 8h às 12h15, e voltado para todos os profissionais do setor privado e público, ou para aqueles que pretendem iniciar atividades dentro desta área. Seus objetivos são demonstrar a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva; informar como estabelecer pedidos e contratos de compras em geral de forma garantida através de cláusulas essenciais; instruir como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais e evitando riscos; capacitar a avaliar propostas e cotações, o que pedir, como pedir e os dados fundamentais que devem compor as cotações; e levar aos discentes conhecimentos que o possibilitará a evitar exigências nas suas prestações de contas junto aos Tribunais de Contas.

E o Curso de Gerenciamento de contratos, tem a duração de 40h/a, em sábados alternados, das 8h às 17h30. O curo tem por objetivo qualificar profissionais para uma visão geral sobre a função, deveres e responsabilidades de um gerente de contratos, bem como os processos pertinentes; e qualificar profissionais na função de Gestores de Contratos na área de petróleo e gás. É direcionado aos profissionais com necessidades de alinhamento dos conhecimentos necessários ao melhor desempenho das atividades associadas com gerenciamento de contratos e profissionais da área de coordenação de contratos.

Para se inscrever, os interessados devem retirar sua ficha de inscrição no próprio site do IMMT ou através do link: http://www.immt.rj.gov.br/interno/cursos.asp?id_cursos=43 e seguir as instruções na própria ficha. Persistindo alguma dúvida, basta entrar em contato com o instituto através do coordenador de cursos e eventos, Newton Amorim, pelos telefones (22) 2791-3871 ou (22) 9966.6886, ou ainda pelo e-mail cursos@immt.rj.gov.br.

O IMMT

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia é uma autarquia da Prefeitura de Macaé, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, que desenvolve atividades de calibração de instrumentos de medição, além de realizar pesquisas e desenvolver ensaios. O órgão também faz auditorias técnicas metrológicas e fornece suporte técnico às empresas na área de qualidade e aumento de produtividade em produtos e serviços. O IMMT está dividido em seis laboratórios: temperatura, massas, pressão, elétrica, audiometria e dimensional, além dos implantados em parceria com a UFRJ.

Três laboratórios são acreditados junto ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial, órgão de grande relevância nacional e maior credibilidade no Brasil.

O IMMT se configura no cenário da Bacia de Campos como uma das poucas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) locais, oferecendo diversidade nos serviços em metrologia, como: calibração e ensaio de instrumentos de medição, treinamentos, consultoria técnicas nas áreas de metrologia industrial e ambiental. O Instituto completa dez anos em 2011 e foi criado com o objetivo de atender as crescentes demandas de calibração e ensaios de instrumentos, além de prover soluções para a garantia da qualidade industrial com rapidez e eficiência, através de sua tecnologia e localização privilegiada, visando manter-se como referência no mercado da região.


Fotos Relacionadas