Prefeitura participa de Rodada de Negócios da Rede Petro-BC

31/03/2011 17:19:46 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Rodada de Negócios entre os associados da Rede Petro-BC foi realizada nesta quinta-feira, no Senai

Criada há sete anos com o objetivo de fomentar a geração de negócios, a Rede Petro-Bacia de Campos deu mais um passo importante nesta quinta-feira (31), com a realização da primeira Rodada de Negócios entre seus associados. Vinte e sete empresas participaram do evento. A Prefeitura de Macaé é parceira da instituição e participou do evento, realizado no Senai/Macaé, por meio da subsecretaria de Indústria e Comércio (Semic).

- A prefeitura de Macaé é parceira da instituição desde sua criação e nosso objetivo é apoiar as ações que são desenvolvidas, em prol do desenvolvimento da economia local. A Rede Petro-Bacia de Campos já realiza Rodadas de Negócios com grandes empresas âncoras. O diferencial de agora é que essa Rodada é entre os próprios associados, que podem ampliar o relacionamento entre si, conhecer melhor os produtos de cada um e gerar novos negócios. É bom para todo mundo -, ressalta o coordenador de Indústria da Semic, Alexandre Carneiro, que representou o secretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.

Como maior pólo de petróleo e gás do país, a Bacia de Campos é onde se localizam as principais empresas do setor de petróleo e gás do país, tendo a Petrobras UO-BC como a âncora do setor. A Rede Petro-Bacia de Campos foi criada em outubro de 2003 e é uma rede empresas e instituições fornecedoras de bens e serviços da cadeia produtiva de petróleo e gás. O objetivo é promover um ambiente favorável à geração de negócios para seus associados que, hoje, chega a mais de 70 empresas.

A metodologia da Rodada de Negócios foi elaborada para cruzar as principais demandas e ofertas das empresas associadas, promovendo reuniões entre elas. Ao todo, cada empresa apontou 10 demandas de compra e 10 ofertas de venda.
O empresário Rubens César da Contil destaca que a oportunidade é importante para a geração de negócios e também para conhecer melhor as empresas, afinando o dia a dia.

- É uma oportunidade há mais para as empresas estarem estreitando o relacionamento e a expectativa é gerar mais negócios entre nós associados da Rede Petro-BC -, explica.

Para o empresário Carlos Messias, membro do Comitê Gestor e da Coordenadoria Executiva da Rede, o evento cria um dinamismo maior dentro da instituição.

- Nosso objetivo é promover mais essas atividades que tenham o objetivo de aproximar nossos associados, gerando esse ambiente de negócios. As possibilidades são muitas, pois o corpo de associados é grande e o evento permite esse entrosamento maior. Se o resultado for favorável, como esperamos, vamos manter isso na agenda da Rede Petro-Bacia de Campos -, explica.

Caixa Econômica apresenta cartela de serviços

A Caixa Econômica Federal (CEF), também associada da Rede, participou da Rodada de Negócios nesta quinta-feira, apresentando os serviços bancários e as possibilidades na área de crédito empresarial.

O banco oferece diversos produtos, como Capital de Giro, serviços bancários gerais, tanto para empresas, sócios e empregados. Por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a CEF oferece linhas de crédito para construção de sede, compra de veículos, equipamentos e maquinários. Pelo Programa de Geração de Renda e Emprego - Proger, a CEF oferece linhas de crédito para a compra de veículos utilitários, equipamentos e capital de giro.

Outra linha de crédito é a antecipação de recebíveis para empresas que têm contrato com a Petrobras.

- Estamos divulgando nossos serviços que são direcionados às empresas e também os serviços bancários gerais. Nossa intenção é colaborar com o evento, viabilizando linhas de produtos para as empresas que são associadas da Rede Petro-Bacia de Campos, explica a gerente da agência Cavaleiros da Caixa Econômica Federal, Ednea Alves Costa.

Para o gerente regional do Sebrae-RJ, Gilberto Soares, a primeira Rodada de Negócios contribui para o desenvolvimento e a consolidação da atuação da Rede Petro-Bacia de Campos.

- O formato desta rodada é diferente das anteriores já realizadas, onde uma grande empresa âncora se reúne com as empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos. Desta vez, o objetivo foi aproximar os associados da Rede, promovendo a geração de negócios dentro deste ambiente. Vamos avaliar, a partir do resultado, a possibilidade de estarmos realizando outras rodadas como essa ainda este ano -, explicou.

De acordo com ele, já está agendada uma Rodada de Negócios durante a Brasil Offshore 2011, que acontece entre os dias 14 e 17 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Esta rodada é promovida por meio do convênio do Programa da Cadeia Produtiva Petróleo, Gás e Energia entre a Petrobras e o Sebrae-RJ. O programa tem como objetivo fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) das micro, pequenas e médias empresas da Bacia de Campos.desta vez com grandes empresas do setor de petróleo e gás. Em breve, a Rede Petro-BC estará enviando os formulários de inscrição para a rodada.



Fotos Relacionadas