Tem folia do bem no Carnaval de rua de Macaé

14/02/2020 11:54:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação / Arquivo

No dia 22 terá matinê para a garotada no bairro Mirante da Lagoa com entrada franca

Em Macaé, o Carnaval chegou mais cedo, com atividades espontâneas de rua. Pela Prefeitura de Macaé, a Secretaria Municipal de Cultura preparou programação que vai até domingo (16). Após a abertura na quinta (13), no Solar dos Mellos, nesta sexta (14), às 19h, o Anfiteatro Imbetiba, vai contar com apresentações da Bateria Amigos do Samba e também da Banda da Secretaria de Cultura.

Essas mesmas atrações vão fazer a programação do sábado (15), no mesmo horário, na Praça dos Navegantes, na Barra de Macaé. Já no domingo (16), Beto Vally e a Banda da Secretaria de Cultura retornam, à folia, desta vez na praça principal do Lagomar, a partir das 17h.

Ainda no domingo )16), a partir das 16h, na orla dos Cavaleiros, a Secretaria Municipal de Desenvolvimentos Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, por meio da Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres (CEAM E Espaço Mulher Cidadã), promoverá a "Caminhada do Bem: todos por um Carnaval sem assédio", quando serão levadas informações sobre a campanha “Minha folia, minhas regras - Todos por um Carnaval sem assédio”. A concentração será na Avenida Atlântica, esquina com rua Raquel Reid.

Idosos e Saúde - Na segunda-feira (17) outras atividades de rua vão preparar os foliões para o clima de Carnaval. No dia 17, a partir das 14h, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Ajuda de Baixo, vai promover seu tradicional baile de Carnaval na Tarde de Integração. Apesar do público alvo ser idosos, o evento é aberto a toda população. Uma boa opção de lazer para toda família.

Já na terça (18), a partir das 9h, a Praça Veríssimo de Mello vai se transformar com o Boi da Saúde, na programação "Estratégia na Folia, Boi na Saúde". Uma tenda será montada na praça, onde serão oferecidas orientações e cuidados de saúde, durante os dias de folia. distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, dicas sobre prevenção e combate à dengue, zika e chicungunha, serviços de auriculoterapia e informações sobre nutrição saudável.

Nesta mesma manhã, o público também poderá participar do Grito de Carnaval da Saúde Mental, que realizado todos os anos neste local, com o objetivo de integrar o grupo de usuários à sociedade, além de promover resgate cultural. A programação da Saúde será aberta à população e contará com a participação de usuários, familiares e profissionais das unidades.

Para toda família - No bairro Mirante da Lagoa também vai ter folia com entrada franca. Dia 22, às 19h, terá matinê para a garotada, na praça principal do bairro. A programação do Mirafolia vai contar com bailinho infantil com Tia Mayra. E no dia 23, no mesmo horário e local, tem participação de um DJ com marchinhas de Carnaval.

No dia 24, das 15h às 19h, o Beco das Artes, na Lagoa, vai contar com o CarnaBequinho e, entre as atrações, estão customização de fantasias e máscaras, desfile de fantasias (sem competição), maquiagem infantil, personagens e DJ tocando marchinhas. Já a partir das 19h, tem mais bailinho de Carnaval com a tia Marcia, no Mirafolia, na praça principal do Mirante da Lagoa. E no dia 25, encerrando a programação de Carnaval, neste mesmo horário e local, tem mais marchinhas de Carnaval com DJ.