Alunos do Cap participam de palestra e visitam laboratório da Uenf

18/04/2018 16:59:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Ações ampliam conhecimento para os alunos do CAp

Alunos do 1º ao 3º ano do Colégio de Aplicação (CAp) tiveram a oportunidade de assistir palestra do sociólogo e professor português da Universidade Nova de Lisboa, José Manuel Resende, essa semana. O tema abordado foi "A socialização política escolar em tempos de incerteza”, dentro da disciplina de Sociologia. O palestrante foi professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e recebeu o convite do professor do setor de Ciências Humanas do CAp, Paulo Henrique Dantas, autor de livros e artigos publicados, Resende contou que trabalha com Educação desde a década de 80 e começou a relação com o Brasil em 2007 por meio de trabalhos em universidades.

- Vivemos hoje um clima político de incertezas e vim compartilhar como a escola está preparada para socializar politicamente os seus alunos, formando a nova geração para o mundo -, destacou o palestrante.

O professor da disciplina, Paulo Henrique Dantas, gostou de ver o auditório lotado, com presença também de alunos de curso de formação de professores de Rio das Ostras. "A ideia é compartilhar conhecimento e ampliar o debate sobre um assunto tão presente na vida de todos nós o tempo todo", concluiu.

Visita a Laboratório de Meteorologia da Uenf

A semana foi mesmo para ampliar conhecimentos fora da sala de aula. Alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação passaram por experiência significativa dentro da disciplina eletiva "Educação ambiental”. Acompanhados por professores, eles visitaram esta semana o Laboratório de Meteorologia (Lamet), do campus avançado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), no bairro Imboassica.

Depois da palestra sobre “Ciências Atmosféricas – Meteorologia: Tempo e Clima”, ministrada pela chefe do Lamet, professora Maria Gertrudes Justi, os alunos conheceram as instalações do laboratório. A ideia da visita é incentivar maior interesse dos estudantes pela meteorologia. Durante a visita, os alunos viram de perto como é o funcionamento do Lamet, um laboratório operacional, onde se faz a recepção de imagens de satélites, processamento de modelos numéricos de previsão do tempo e controle de dados para fins de estudos de energias renováveis – solar e eólica. A visita foi acompanhada das professoras do CAp, Márcia e Renata Alfradique.

Conheça o CAp – O Colégio de Aplicação é vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Todo ano repete ótimo desempenho no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aparece em primeiro lugar no ranking das escolas públicas do interior do estado. A unidade oferece, além da base comum do Ensino Médio, disciplinas em duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol), Introdução à Metodologia Científica, oficinas de xadrez, artes cênicas e de músicas, informática, leitura, produção textual e reforço semanal. O acesso ao CAp é feito somente por processo seletivo, com recorde de inscritos, realizado uma vez por ano. O CAp funciona à Alameda Raimundo Corrêa, 151, bairro Novo Cavaleiros.


Fotos Relacionadas