Alunos participam da Prova Macaé

12/06/2018 17:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo é acompanhar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas municipais

Cerca de 3 mil alunos da rede municipal participaram da Prova Macaé, avaliação aplicada nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12) direcionada aos estudantes do 5º ano. A iniciativa tem como objetivo acompanhar o processo ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando professores e gestores no direcionamento de ações referentes ao desenvolvimento em Língua Portuguesa e Matemática.

Um total de 44 escolas aplicaram a avaliação. A prova teve 12 questões e produção textual. Entre as unidades municipais participantes estiveram Interagir, Fazenda Santa Maria e Balneário Lagomar. O exame também mudou o dia a dia dos estudantes da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha Aguiar. João Victor Santos Santana Pio, 13 anos; Julia Marques Peixoto, 10 anos e Maria Julia Trentim, de 10 anos fazem parte deste grupo.

"Gostei da prova, principalmente a de matemática. Quero fazer curso técnico no Ensino Médio e já estou aprendendo como fazer avaliações importantes", conta João Victor. Já as colegas Júlia e Maria Julia aprovaram o dia da prova de língua portuguesa, realizada nesta terça-feira (12). "Amamos o texto e as questões de gramática", contaram.

Para a professora Rita de Cássia Sousa Barbosa, a Prova Macaé serve de termômetro para as ações pedagógicas voltadas ao processo de ensino. "Atuo nas escolas municipais Interagir e Maria Letícia Peçanha de Aguiar e, diante de avaliações como esta, podemos ter um olhar sobre o nosso trabalho", pontuou.

A diretora Andrea Pereira Carvalho observou que a Prova Macaé é um indicador de como está o trabalho do professor e o desempenho dos alunos. "O educador terá um olhar mais minucioso sobre as dificuldades, avanços e o que pode ser aprimorado. Esta prova, em especial, também será uma avaliação semestral da turma", pontuou.

A avaliação foi elaborada com base na matriz de referência da Prova Brasil e nos objetivos de aprendizagem do Caderno de Orientação Curricular (COC). A Prova Macaé também será voltada para os alunos do 6º e 9º ano. A previsão é que a aplicação para essas turmas seja na próxima quarta-feira (20).


Fotos Relacionadas