Empresas Juniores da FeMASS, UFF, UFRJ e IFF criam Liga da Região

11/08/2020 13:14:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

Os objetivos são integrar e fortalecer as soluções para o mercado através da atuação das empresas juniores e o Movimento Empresa Júnior

As Empresas Juniores da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF), de Macaé, e Universidade Federal Fluminense (UFF), de Macaé e Rio das Ostras, se uniram e formam, desde abril, a Liga das Empresas Juniores da Região Norte Fluminense. O objetivo é integrar e fortalecer as soluções para o mercado através da atuação das empresas juniores e o Movimento Empresa Júnior (MEJ) na região.

Integram a Liga oito empresas juniores: Case (FeMASS); Catena Consultoria e Farmac Jr. (UFRJ); Constatar Consultoria, Destra, Focus e Merx (UFF); e RootLocus (IFF). A ideia de criação da Liga surgiu durante a StartUp Macaé 2020.

A Liga foi criada no dia 9 de abril deste ano e, devido à pandemia do coronavírus, funciona a partir de um grupo online com participantes das Empresas Juniores que a compõem, realização de uma reunião mensal, encontros com palestras e atividades. A liderança será de uma EJ a cada seis meses. As informações foram passadas pelo diretor-presidente da Case, André Neres, que está à frente da direção da Liga neste momento.

Ele explicou que as vantagens da formação da Liga são integrar e aproximar as EJs, facilitar a comunicação entre as unidades e seus membros, compartilhar conhecimento e experiências, indicação de clientes, realização de parceria e facilitará, ainda, na hora da divisão de transporte para participarem de eventos do movimento e outros afins.

A Liga já tem uma logomarca que foi criada levando em consideração pontos que relacionam as cidades de Macaé e Rio das Ostras, o Rio Imboassica, entre a ZEN e o Parque de Tubos, limite entre as duas cidades, com duas pessoas entrelaçadas simbolizando a união das EJs por um mesmo propósito marcado pela autoridade e inovação, marcas das Empresas Juniores.

Formada por alunos dos cursos das Instituições de Ensino Superior (IES), as EJs nasceram para desenvolver projetos em suas áreas de atuação com custo reduzido para seus clientes, com apoio de professores e empresas parceiras. Neres explicou que os serviços variam de uma para outra conforme os cursos que oferecem as Instituições que representam. As empresas interessadas podem entrar em contato direto com as EJs que também atuam indo em busca dos parceiros.

Neres disse que a federação das EJs é a Rio Júnior, criada em 1998, e conta, atualmente, com 57 empresas juniores federadas. “A Rio Júnior zela e acompanha mensalmente os trabalhos de suas EJs para que as metas sejam alcançadas e para que o impacto no mercado seja cada vez mais positivo”, concluiu.

Abaixo os contatos das Empresas Juniores que compõem a Liga:

Case Empresa Júnior (FeMASS) - André Neres, cursos de Administração, Engenharia de Produção, Matemática e Sistemas da Informação - Serviços de gestão empresarial e engenharia: elaboração de processo seletivos, mapeamento de processos, pequisas de mercado e rearranjo físico. Email: caseempresajunior@gmail.com.

Focus Consultoria (UFF/Rio das Ostras) - Ester Marques, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia de Produção, Produção Cultural, Psicologia e Serviço Social. Serviços em gestão empresarial e tecnologia: Mapeamento de Processos, Pesquisas de Mercado, Planejamento Estratégico e Financeiro, Análise de Viabilidade Econômica, Precificação, Marketing e Desenvolvimento de Softwares. Email: contato@consultoriafocus.com.

Destra Consultoria Jurídica (UFF) - Luís Eduardo Rodrigues, Direito. Serviços jurídicos: Elaboração de Contratos, Legalização de Empresas e Consultoria Jurídica para pequenos empreendedores. Email: destraej@gmail.com.

Constatar Consultoria (UFF) - Raul Vieira, Administração. Soluções nas áreas de marketing, financeira, recursos humanos e contabilidade.Email: ejuff.adm@gmail.com.

Merx Consultoria (UFF) - Luís Victor Moura, Ciências Contábeis. Serviços contábeis para pequenas empresas e pessoas físicas. Email: merx.assessoriajunior@gmail.com.

Catena Consultoria (UFRJ) - Victor Gomes, Engenharia Civil, Mecânica e de Produção. Projetos em Gestão Empresarial, Civil e Mecânica. Email: catena.ufrj@gmail.com.

Farmac Júnior (UFRJ) - Melquisedeque Lemos, Farmácia. Serviços farmacêuticos e laboratoriais. Email: farmacjr@gmail.com.

RootLocus Serviços (IFF) - Nícolas Tomaz, Engenharia de Automação/Elétrica. Soluções em engenharia de controle e automação/elétrica. Email: ej.rootlocus@gmail.com.