Fórum reúne educadores de municípios vizinhos

10/10/2017 17:43:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Fórum de Orientação Educacional foi realizado na Cidade Universitária nesta terça-feira (10)

Os profissionais da Educação de Macaé, São João da Barra, Silva Jardim, Carapebus, Cambuci, Cabo Frio e outros municípios trocaram experiências sobre o que acontece na rede de ensino das suas respectivas cidades durante o Fórum de Orientação Educacional, realizado na Cidade Universitária nesta terça-feira (10).

A turma do pré II da Escola Municipal Lia Kopp Franco encantou os participantes na abertura do evento, dançando o carimbó, arte popular típica do Pará. Eles mostraram as manifestações culturais que aprendem em sala de aula com ritmo e animação. O encontro, intitulado “A Orientação Educacional e os Desafios Contemporâneos”, foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, reunindo educadores de vários municípios do Norte e Noroeste Fluminense e Região dos Lagos.

A palestra que abriu o Fórum foi “Sinto, logo penso: a importância de trabalhar as emoções na escola”, ministrada pela professora Bianka Pires André, seguida da mesa-redonda sobre “Protagonismo juvenil – a escola que temos e a escola que queremos”, tendo como mediador Osmar da Silva Curvelo, do Colégio Municipal Tarcísio Paes Figueiredo.

A superintendente do Ensino Fundamental de Macaé, Balade Ayala, falou sobre a importância do Fórum: "É muito importante este evento para refletirmos sobre nossos passos futuros. Entre tantos desafios é primordial que haja espaço para a troca, a arte, a sensibilidade. Só assim a gente se humaniza e realiza grandes trabalhos como estes que apresentamos neste Fórum".

A palestrante Bianka Pires deu ênfase à afetividade que passa pelo corpo e mente com as suas emoções e sentimentos e assim explicou o seu tema: "os educadores precisam enxergar o aluno como um todo, como aquele que chega para aprender carregando as suas emoções, e a forma como se relaciona na sala de aula é fundamental para o aprendizado escolar".

A palestra “Cultura de paz no contexto atual” foi ministrada por Adelina de Jesus Ribeiro Osawa, seguida do tema “Música, afeto e aprendizagem – as neurociências na sala de aula”, com Cássia Ávila. As escolas de Macaé Paulo Freire, Generino Teotônio de Luna e Ciep 455 Maringá também fizeram apresentações culturais.

As coordenadoras do Fórum, Rosinéia Chaves e Andréia Carvalho, destacaram a importância do evento. "O objetivo do Fórum de Orientação Educacional é promover reflexões quanto aos recentes paradigmas sociais, dentro e fora do espaço escolar, sob o olhar da Orientação Educacional. A proposta é destacar os desafios da vida moderna e tecnológica, na qual alunos de todas as idades estão inseridos", comentaram.