Grupo de trabalho da Cidade Universitária segue definindo ações

27/01/2021 11:44:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

A ideia é fazer do campus um espaço de uso coletivo e compartilhado e estreitar relações entre as instituições

Um plano de organização dos espaços na Cidade Universitária, elaborado em conjunto com as Instituições de Ensino Superior (IES) está sendo formulado no município, a fim de garantir a utilização eficiente das áreas do polo universitário por alunos, professores, servidores e visitantes. A primeira reunião neste sentido foi realizada na última quinta (21), de forma virtual, quando foram discutidas as ações integradas entre a Educação/Ensino Superior, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na próxima quinta-feira (28), às 14h, o grupo volta a se reunir, também de forma remota. O prazo final para a agenda de ações é 15 de fevereiro, quando os espaços deverão estar organizados e funcionando para usufruto de todos.

Para essa consolidação, foi criado um grupo de trabalho, presidido pela Secretária de Ensino Superior, Flaviá Picon. A Secretaria de Educação se comprometeu a fazer as adequações necessárias nos espaços para onde forem transferidos os laboratórios. "Oferecemos também algumas salas que podem ser utilizadas no prédio onde funciona o projeto Startup, na Praia dos Cavaleiros", explicou a Flaviá.

A secretária disse que, além disso, a ideia é expandir este processo com a criação de um plano de sinalização interna dos espaços, que será implementado junto à Secretaria Municipal Adjunta de Comunicação; de uma Central de Informações dos serviços oferecidos no campus; e de um Grupo de Gestão Permanente do campus a fim de estreitar as relações entre as instituições.

O objetivo dessa organização, segundo Flaviá Picon, passa pela importância de a Secretaria de Educação funcionar no prédio administrativo e tem o compromisso com a população acadêmica e os cidadãos em geral de que o campus seja, de fato, um espaço coletivo compartilhado, de fácil acesso, bom atendimento e seguro. "Por exemplo, os laboratórios que não são usados de forma integral podem ser usados colaborativamente por todas as instituições nos horários vagos. Cada instituição tem, prioritariamente, seus espaços, mas podemos, em conjunto, ampliar esse olhar de colaboração", destacou a secretária.

Além de Flaviá, participaram da primeira reunião de ações a diretora do campus da UFRJ, professora Roberta Coutinho; o vice-diretor da UFF, professor Giuliano Alves; as superintendentes administrativa e de Educação Infantil, respectivamente, Geisa Morgado e Mariana Duarte; e coordenadores de laboratório das IES representadas e representantes de alunos das instituições. Eles devem apresentar as suas contrapropostas que visem promover a expansão colaborativa no polo.

O grupo de trabalho foi definido em reunião presencial, no dia 13, na Secretaria de Ensino Superior/Educação, e não visa apenas a organizar espaços, mas, sobretudo, oferecer convívio mais integrado. Com a Secretaria de Educação passando a funcionar no prédio administrativo da prefeitura no campus, para melhor atender a população, houve a necessidade da readequação de alguns espaços internos sem comprometer o trabalho do ensino, pesquisa e extensão.
Mobilidade no campus - Para sustentar as ações de consolidação da expansão do campus, a Secretaria de Ensino Superior está traçando um panorama geral do polo universitário de Macaé, sempre com base na perspectiva integradora. Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria Adjunta de Obras, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, foram solicitados estudos para oferecer mais eficiência visual e segurança na área do estacionamento. O intuito é garantir melhor fluxo interno de veículos com entrada pela frente e saída pela lateral, evitando congestionamentos na área interna, bem como instalar iluminação em toda a área do estacionamento.

"A UFRJ se comprometeu em verificar a possibilidade de fazer a doação de braços de postes para a melhoria da iluminação no estacionamento no campus", observou a Secretária Flaviá Picon. Ela disse que está em fase de conclusão a obra do estacionamento na parte posterior aos blocos que favorecerá, principalmente, os frequentadores dos anexos.