Inscrições abertas para "Mentes em Ação"

09/04/2021 14:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

Projeto apresentará cinema e debate com o filme " Cisne Negro"

As inscrições para o projeto "Mentes em Ação" estão abertas. Para participar, basta se cadastrar no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) ou pelo e-mail do projeto cinemaedebate@macae.ufrj.br. No dia 19 de abril será apresentado cinema e debate com o filme "Cisne Negro", às 19h.

O encontro virtual será via a plataforma Zoom e pelo instagram do projeto. O filme é estrelado por Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey e Winona Ryder. O enredo gira em torno de uma produção do balé dramático "O Lago dos Cisnes", de Piotr Ilitch Tchaikovsky, por uma companhia de prestígio da cidade de Nova Iorque.

Esta edição contará com a participação especial de Patricia Schimid, psiquiatra mestre em Saúde Mental .O debate será mediado pelo médico psiquiatra e professor Joelson Tavares Rodrigues, idealizador e coordenador do “Mentes em Ação”, junto com a professora Karla Santa Cruz;Lara Satier, Gabrielle de Matos Amorim e Carlos Vinícius de Assumpção.

O projeto acontece em parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a Prefeitura de Macaé, por meio do CFCG, vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria de Educação. A modalidade é presencial, mas, devido à pandemia do coronavírus, está sendo realizado de forma remota.

O Cisne - A produção exige uma bailarina para interpretar o Cisne Branco, Nina é perfeita para o papel do Cisne Negro, enquanto sua adversária Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida, em que a personagem Nina se vê num sentimento de imensa pressão quando ela se vê competindo pelo papel.