Prefeitura reafirma parceria com o ensino superior

13/01/2021 18:06:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Compromisso foi reafirmado em reunião, entre representantes da prefeitura, Câmara e instituições de ensino superior

A parceria entre a Prefeitura de Macaé e as Instituições de Ensino Superior está consolidada e levará ainda mais frutos à população a partir do diálogo com ênfase ao ensino, pesquisa e extensão de qualidade e gratuitos a todos e em harmonia. Este compromisso foi reafirmado em reunião, nesta quarta-feira (13), na Cidade Universitária, entre representantes da prefeitura, Câmara Municipal e ensino superior.

“Estamos juntos nesta parceria tão importante para o município e o que queremos, UFRJ e prefeitura, é somente trabalharmos para o melhor para a população”, disse Leonardo Paes Cinelli, vice-diretor da UFRJ-campus Macaé.

O objetivo do encontro foi discutir, em conjunto, a gestão dos espaços no polo universitário e a formação da comissão de trabalho que terá membros da prefeitura, Câmara, servidores e alunos do ensino superior para definir os prazos, logística e a readequação dos novos espaços no campus.

“Manter a parceria com o município é o objetivo da UFRJ porque este entendimento é importante e produtivo para a universidade e, principalmente, para a sociedade. Já vimos que o diálogo é a marca desta gestão. A UFRJ só solicitou um tempo para entregar os espaços. Faremos a devolução das salas sem nenhum problema”, afirmou Marcos Maldonado, prefeito da UFRJ, responsável pela estrutura dos campi da universidade.

Ex-secretário municipal de Educação, atual líder do governo na Câmara e relator da Comissão de Educação do Legislativo, Guto Garcia falou, na reunião, sobre a importância das Instituições de Ensino Superior utilizarem seus próprios espaços na Cidade Universitária.

“Esta reorganização dos espaços é intenção antiga do município, justamente, para atender melhor a população. São 42 mil alunos na rede pública municipal de ensino e oito mil servidores. Eles precisam de espaço para melhor trabalhar no atendimento à população”, enfatizou. O secretário da Casa Civil, Eduardo Cardoso, também presente na reunião, reforçou o compromisso do governo com a população. “A ligação visceral das universidades em Macaé é incontestável e, por isto, elas recebem total apoio do município. O prefeito Welberth Rezende preza pelo diálogo”.

A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, informou que fez o levantamento das salas e suas funcionalidades de forma a facilitar o trabalho de readequação dos espaços. Ela integrará a Comissão juntamente com a secretária de Educação, Eliane de Araújo, também presente na reunião. Participaram, ainda, o secretário adjunto de Comunicação, Rômulo Campos; o representante do Governo, Rafael Bózeo; a subprefeita da UFRJ-Macaé, Soraya Silveira, e Milton Madeira, também da subprefeitura; e o diretor de Frotas da UFRJ, Odenel Vasconcelos. Todos seguiram, rigorosamente, o protocolo de saúde devido à pandemia com o uso de máscara todo o tempo, álcool em gel e mantendo o distanciamento necessário.

Município construiu três prédios para a UFF e a UFRJ-Macaé

A UFF e a UFRJ funcionam na Cidade Universitária de Macaé a partir de convênio com o município em três prédios construídos totalmente com investimentos da prefeitura, sendo o último, o Bloco D, entregue à UFF em 2020, ao custo de cerca de 15 milhões para a administração municipal.

Cada bloco tem, aproximadamente, 4.500 metros quadrados de área construída, com três pavimentos, salas da direção e de professores, biblioteca, diretório acadêmico, auditório com capacidade para até 200 pessoas, copa e sanitários, além de um total de 30 salas de aula nos pavimentos dois e três, constituindo, ao todo, mais de 40 espaços para a população acadêmica. A UFF tem três cursos em Macaé: Administração, Ciências Contábeis e Direito.

A UFRJ mantém, na Cidade Universitária de Macaé, 11 graduações, sendo, na área de Saúde, Medicina, Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia e Farmácia, além de Ciências Biológicas, Química e engenharias Civil, Mecânica e de Produção, e programas de pós-graduação em níveis de Mestrado e Doutorado. A FeMASS oferece quatro cursos: Sistemas de Informação, Administração, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. Juntas, as três instituições reúnem cerca de 5.500 alunos.

A Cidade Universitária é também a sede da Secretaria de Ensino Superior e de outras instituições educacionais que compartilham o polo, entre elas o Colégio de Aplicação (CAp), também da prefeitura, e a Secretaria Municipal de Educação, que passará a funcionar no prédio administrativo. O endereço é Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas