Prorrogadas até dia 18 inscrições de Mestrado

14/08/2019 10:54:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Vagas são para professores de Física e Ciências e curso acontece na UFRJ-Macaé

Foram prorrogadas até o próximo domingo (18) as inscrições online para o preenchimento de dez vagas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé), vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). A turma iniciará o período letivo em 2020. O Mestrado destina-se a professores de Física do Ensino Médio e de Ciências do Ensino Fundamental, sem exigência de licenciatura em Física, e há possibilidade de bolsa de estudos para docentes efetivos, ou seja, permanentes e em exercício, da rede pública do ensino básico.

O mestrado, também chamado de Profis, é um programa em rede nacional de pós-graduação (strictu sensu), nível 4, presencial, e um dos polos é a UFRJ-Macaé que iniciou as atividades em 2014. O programa é fruto de parceria da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e diversas universidades do país. O objetivo é capacitar uma fração significativa de professores quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino-aprendizagem em sala de aula. O edital do processo seletivo, bem como o cronograma, local de provas, linhas de pesquisa e o link para as inscrições estão disponíveis no site do PPGEF http://www.macae.ufrj.br/ppgef.

São quase 60 polos em todo o território nacional. O PPGEF é associado ao MNPEF como polo 27 (UFRJ-Macaé) que já formou, até o momento, 15 mestres em ensino de física, com a missão de transformar para melhor a realidade do ensino em Macaé e vizinhança. Estima-se que mais de cinco mil jovens do ensino básico, nas regiões Norte (Macaé), Serrana e Lagos do Estado do Rio de Janeiro, tenham sido impactados (direta e indiretamente) pelas novas técnicas e tecnologias de ensino.

As linhas de pesquisa são em três vertentes: Física no Ensino Fundamental Área de concentração: física na Educação Básica Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.

Além disso, Física no Ensino Médio Área de concentração: física na Educação Básica e atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.

Outra abordagem será Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física Área de concentração: formação de professores de Física em nível de mestrado desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.

O processo terá duas etapas com prova escrita, no dia 15 de setembro, Exame de Proficiência de Língua Inglesa, em 28 de outubro, e prova de defesa de memorial, de 29 de outubro a primeiro de novembro, conforme a ordem das apresentações. O resultado final será divulgado em 28 de novembro, período de matrícula de 10 a 14 de fevereiro de 2020 e o início das aulas ainda será divulgado.