Mutirão de limpeza de canais, bueiros e vias continua por toda a cidade

03/12/2013 17:13:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Guga Malheiros

O trabalho de limpeza é realizado em vários pontos do município

Uma equipe de 80 trabalhadores da Prefeitura e da empresa contratada para o serviço de limpeza pública está nas ruas dos bairros Campos do Oeste, Novo Horizonte, Sol y Mar e Bela Vista com a meta de terminar todos os serviços necessários até quarta-feira (4), caso as chuvas não retornem. Outra equipe com dez funcionários atua nos bairros cortados pelo Canal do Capote e também no valão da Linha Vermelha.

Caminhões com a capacidade de seis a doze toneladas, máquinas retroescavadeiras e um caminhão ‘suga tudo’ estão nesses bairros para a retirada de lama e de lixo e para o desentupimento da rede de esgoto e de bueiros.

No trecho entre os números 703 a 719 da rua Prefeito Lobo Júnior, no Campo do Oeste, muita lama desceu de um morro onde está sendo construído um loteamento particular. Cinco caminhões de lama foram retirados somente na segunda-feira (2). A previsão é que até o final da tarde desta terça-feira (3), caso a chuva não volte, o trabalho de limpeza desse trecho já esteja concluído.

Para isso, uma retroescavadeira e um caminhão ‘suga tudo’ estão sendo usados para a retirada da lama da via e para o desentupimento do bueiro do local. Também neste bairro, na rua Inglaterra, essa equipe tapou um buraco de cerca de três metros. A forte chuva da madrugada de segunda-feira abriu também um buraco na rua E19, no Novo Horizonte, que será tapado pelos trabalhadores municipais.

- A nossa meta é limpar toda esta região até quarta-feira (4) -, disse o administrador desses bairros, Weliton Mendes.

O morador da rua Prefeito Lobo Júnior, Hélio Correia da Silva, 56 anos, acompanha os esforços da Prefeitura desde a manhã de segunda-feira. “Estávamos preocupados de a lama na pista causar algum acidente. Mas eles estão realmente trabalhando e já tiraram muita lama”, observou.

Outra equipe de dez trabalhadores com caminhões e retros se dedicou ao canal do Capote e os bairros por ele cortados. A limpeza do canal, que acontece periodicamente, na segunda-feira começou no bairro da Glória. Estendeu-se, nesta terça-feira, até o bairro Nova Aroeira, próximo à Linha Verde. E seguiu até o bairro Botafogo, no trecho das compotas. Depois o canal se liga ao Rio Macaé, que desemboca na praia da Barra de Macaé.

Devido aos efeitos das últimas chuvas, o trabalho de limpeza das bocas de manilha foi intensificado para melhorar o escoamento e evitar que o canal transborde causando bolsões de água na Linha Verde.

Essa equipe fez também a limpeza sob a ponte da rua Alcides Mourão com a Linha Verde, trecho próximo à Boate Arena. A ponte está interditada desde as 17 horas de segunda-feira devido a afundamento. Os motoristas devem fazer o contorno no Obelisco da Linha Verde.

Essa frente de trabalho trabalhou ainda na segunda-feira e na manhã desta terça na limpeza do valão da Linha Vermelha, de onde foram tiradas 30 toneladas de lixo até agora.


Fotos Relacionadas