Alunos de cursos da prefeitura oferecem serviços

17/05/2016 17:35:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Maurício Porão

Moradores da comunidade foram atendidos com cortes de cabelo, manicure e sobrancelha

Fabiana Silva Leandro tem 37 anos e um sonho: montar um negócio no ramo de beleza, com manicure e cabeleireira, com o filho de 18 anos, que trabalha com barbearia. E o primeiro passo para essa realização ela já deu: Fabiana é uma das alunas do curso de manicure oferecido pela Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), que participou, nesta terça-feira (17), de uma ação no Morro de São Jorge, em Macaé, onde moradores receberam cuidados como corte de cabelo, unha, design de sobrancelha, na quadra do bairro.

A hoje manicure, que mora no Novo Horizonte, conta que não entendia nada sobre o ofício de fazer unha, quando entrou para o curso, no início de abril. "Entrei porque eu queria acrescentar algo em meu currículo, ter mais intimidade com a família, ficar mais perto. Em dois meses de curso eu aprendi e já tenho duas clientes de fim de semana. O curso e a professora são muito bons", comemorou.

Já Rafaela dos Santos Andrade, também de 37 anos, moradora de Córrego do Ouro, na Serra, sempre se interessou pela área de beleza, manuseio de cabelo, e entrou no curso para se aprofundar um pouco mais. "O curso oferece essa oportunidade de trabalhar a autoestima, com os cortes, e com o que podemos fazer pelo outro. E isso agrega qualidade, valores pessoais e vira uma forma de se manter em um momento de crise", acredita.

Erica Azevedo Mattos, 26 anos, é moradora de Córrego do Ouro e também participou da ação no Morro de São Jorge. Foi em março desse ano que ela entrou no curso de manicure para perder o medo do alicate. "Já mexia um pouco com isso, mas não tinha segurança. Hoje, eu perdi o medo e já faço unha dos integrantes da minha família. Já tenho um local onde quero construir para montar um negócio. Meus próximos cursos serão: design de sobrancelha, maquiagem e cabelo. Essa vai ser minha profissão", comenta a jovem.

Nesta quarta-feira (18), os alunos dos cursos participam de uma ação na Praça de Córrego do Ouro, para atender à comunidade com serviços de cabelo, manicure e sobrancelha.

Beleza é saúde - A ação no bairro foi uma solicitação da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro, por conta do Dia das Mães. A enfermeira Elenice Sales da Costa, gerente do posto, explicou que o autocuidado também faz parte da saúde física do cidadão. "Queríamos oferecer um trabalho mais amplo aos moradores, além da oferta dos serviços de saúde. Busquei a Agetrab e trouxemos essas possibilidades. Fizemos isso com apoio da Associação de Moradores, que fez o convite e ajudou os agentes de saúde na divulgação", citou.

Cada curso tem a duração de dois meses e meio a três meses, com turmas de 20 alunos. Jucenira Leandro Gomes, coordenadora dos cursos de maquiagem, cabelo e manicure, diz que, com a crise, a procura pelos cursos aumentou. "A procura está muito maior do que antes e é mesmo uma forma de ajudar na profissionalização da pessoa nesse momento de crise, de desemprego", observa.

Professora há dois anos no curso de cabelo da Agetrab, Lysia Lacerda acompanhou os alunos na ação, que selecionou os que já terminaram e estão na reta final do estudo. "Esses alunos já saem com uma base no corte de cabelo e também fazendo escovas, barba. Eu sempre oriento a procurarem se especializar cada vez mais, pois é um curso base, onde a pessoa vai identificar se tem dom e se gosta mesmo de fazer isso", afirmou a professora.

Os cursos - A Agetrab oferece os seguintes cursos: Pintura Industrial, Caldeiraria, Solda, Bombeiro Hidráulico, Eletricista Instalador Predial, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Maquiagem, Informática Básica, MS Project, Cuidador de Idoso, Garçom, Mimos e Lembranças em Tecido Feitos a Mão e Informática Básica.

A expectativa é que em junho já surjam novas turmas. As vagas e inscrição para o Processo Seletivo para os Cursos de Qualificação Profissional são publicadas em edital. A Agência fica na Rua Alfredo Backer nº 363, Centro. Informações podem ser obtidas pelos telefones (22) 2796-1255; 2796-1226; 2796-1714 ; 2762-4518 ; 2762-4740, das 8h às 17h.