Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Agroeconomia

Equoterapia retoma atividades atendendo a mais de 180 usuários

2018-03-19 15:16:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Foto de criança montada num cavalo
Foto: Guga Malheiros
Praticantes recebem atendimento humanizado

As atividades do Centro de Equoterapia de Macaé (CEM), que funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi, retornaram nesta segunda-feira (19). O espaço beneficia 183 pessoas com necessidade de desenvolvimento físico, psicológico e social. Por mês, são oferecidos cerca de 650 atendimentos entre crianças, adultos e idosos. O tratamento, que acontece das 8h às 17h, é direcionado às pessoas com paralisia cerebral, síndrome de down, autismo e outras indicações médicas para um trabalho complementar. A ideia é buscar a evolução da psicomotrocidade, por meio de atividades lúdicas com cavalos.

A dona de casa Denise de Melo Fogel Soares, 37 anos, teve zika na gravidez e sua filha, a pequena Gabriela Fogel Soares, 2 anos, nasceu com microcefalia. "Esse é o primeiro dia dela após o recesso e estou emocionada com o retorno da terapia. Minha filha precisa desse tratamento para fortalecer o quadril. Recebi a informação que são 1,8 mil estímulos por minuto. Além disso, tem toda humanização com cantigas de roda", afirmou Denise, acrescentando que sua filha iniciou as sessões em novembro do ano passado.

O Centro conta com sete cavalos preparados e toda infraestrutura necessária para a prática da terapia. O serviço humanizado funciona há quatro anos e oito meses. A utilização do cavalo é um método de terapia com vários benefícios: melhora o equilíbrio e a postura; desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão; estimula os órgãos do sentido; promove organização e consciência do corpo; motiva o aprendizado; aumenta a capacidade de independência e de decisão.

A equoterapia funciona com uma equipe multidisciplinar formada por condutores, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física, tratadores e educadores de animais.

Na região serrana, as atividades da equoterapia serão retomadas na próxima sexta-feira, dia 23.

Para participar do programa é necessário entrar na fila de espera. A inscrição deve ser realizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, localizado na rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto, de 8h às 17h. O responsável deve levar documentos de identificação e encaminhamento médico para o cadastro. A pessoa com necessidade do tratamento será avaliada pela equipe multidisciplinar do CEM.

+ Mais Notícias