Mercado de Peixes ganha feira da Agricultura Familiar

01/11/2018 16:30:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Realização no local é todo domingo, das 6h às 13h

Cada dia mais presente no município, as feirinhas da Agricultura Familiar e Economia Solidária tem conquistado os macaenses. Com a proposta de resgatar a origem das feiras da cidade, neste último domingo (28), foi inaugurada a Feira do Mercado de Peixes. A iniciativa, da Cooperativa da Agricultura Familiar (Coopmac) com o apoio da Secretaria de Agroeconomia, acontece todos os domingos, das 6h às 12h.

De acordo com a representante da cooperativa, Míria Marins, a Feira do Mercado de Peixes conta com 15 barracas, que oferece hortaliças, frutas, doces, queijos, mudas, além de produtos da agricultura familiar, como doces e artesanatos. A expectativa é que a feira promova cerca de 100 empregos, diretos e indiretos. Uma média de 20 expositores vão intercalar o espaço nas barracas.

"A feira do Mercado de Peixes promove a união entre economia solidária, agricultura e pesca. Quem ganha é a comunidade do local. A população que esteve presente neste último domingo se mostrou entusiasmada e emocionada, pois, a iniciativa se trata de um resgate histórico. Há 30 anos, a Feira da Agricultura acontecia nesse mesmo local, o que mexeu com a memória afetiva de muitos macaenses", destacou Míria Marins, acrescentando que a proposta é estender, em breve, a realização da feira para também as sextas, sábados e feriados.

Além de oferecer produtos de qualidade, livres de agrotóxicos e preços convidativos, as feiras beneficiam também os produtores, gerando renda. "As feiras são de extrema importância para os produtores, que conseguem escoar o excedente de produtos e, assim, aumentar sua renda. Também é muito positiva para os consumidores que podem adquirir produtos de qualidade e com bons preços", disse o secretário de Agroeconomia, Jonas Siqueira.

A partir do dia 22 de novembro, mais duas feiras serão inauguradas: a do Mirante da Lagoa, na Praça do Jamelão, das 6h às 12h e a Feira do Cavaleiros, em frente ao Restaurante Ilhote, no mesmo horário. A escolha dos locais é fruto de pesquisa feita pela Coopmac.

Além desses dois novos locais, as feirinhas da Agricultura Familiar e Economia Solidária já acontecem na Glória, Imbetiba e Pecado sempre de 6h às 12h.

Informações de como fazer parte das feiras promovidas pela cooperativa, podem ser adquiridas pelo telefone 99936-1378 ou e-mail coopmac2007@hotmail.com. Para outras informações, a Secretaria de Agroeconomia fica no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, localizado na rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto, de 8h às 17h. Telefone 2759-5309.

Dias e locais:

Terça-feira – Praia de Imbetiba;

Quarta-feira – Bairro da Glória (Praça);

Sexta-feira – Praia do Pecado (atrás do Terminal Lagoa).


Fotos Relacionadas