Boletim Ciência Macaé

Apresentação

Em Macaé, a incorporação das instituições de ensino superior ao cotidiano da cidade, além de tantos novos habitantes, entre estudantes e docentes, tem cada vez mais contribuído para o seu desenvolvimento. O exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão tem oportunizado a formação de profissionais amplamente qualificados e o desenvolvimento de programas de pesquisa e ações de extensão. Uma ampla produção de conhecimento científico se consolidou ao longo de mais de 20 anos desde a chegada da primeira universidade.

O processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável viabiliza a relação transformadora entre as instituições de ensino e a sociedade. A reflexão acadêmica e a produção sistematizada de conhecimentos tornam-se fatores fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, considerando que, seja pelos fins a que visa, seja pelos meios que emprega, a educação sempre se encontra voltada ao atendimento das necessidades sociais.

O Boletim Ciência Macaé vem cumprir essa finalidade. Vinculado ao Observatório da Cidade de Macaé, um programa da Secretaria Adjunta de Ensino Superior/Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé, reúne universidades, instituições de ensino públicas e privadas, gestão pública e instituições parceiras, tendo como propósito a difusão de dados e informações técnicas para o debate acerca da cidade e da cidade na região. Configura-se como um veículo de publicação de natureza acadêmica e técnica, de acesso livre (open access).